Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21981
Título: O ensino da álgebra no ensino fundamental: dificuldades e desafios
Autor(es): Silva, Juliano da
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Álgebra
Metodologia
Aprendizagem
Algebra
Methodology
Learning
Data do documento: 9-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Juliano da. O ensino da álgebra no ensino fundamental: dificuldades e desafios. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Nessa monografia destaca-se a enorme preocupação e evidência com as dificuldades encontradas pelos alunos e pelos desafios que os norteiam com ensino e aprendizado da álgebra, atualmente sempre muito presente na prática docente nos diferentes níveis de ensino em especial destaca-se o sétimo ano do ensino fundamental. A presente pesquisa teve por objetivo estudar as dificuldades encontradas pelos alunos e os desafios que os mesmos podem trazer para a pratica em sala de aula no ensino da álgebra, e tais dificuldades muitas vezes podem estar relacionadas em como o professor desenvolve sua metodologia de ensino no processo de aprendizagem da álgebra. De acordo com a análise feita dos referenciais teóricos buscou-se construir uma proposta que contribua para a discussão dos possíveis erros cometidos pelos alunos na formulação de se usar o raciocínio algébrico para resolver problemas práticos do seu cotidiano. A implementação e execução da proposta de ensino foi desenvolvida em duas fases: a primeira discutirá a álgebra num contexto geral a partir do surgimento da simbologia algébrica; - as diretrizes curriculares, a relação entre álgebra e aritmética, o ensino da álgebra no Brasil como; a história da álgebra, já a segunda será voltada para a analise dos resultados obtidos através dos questionários desenvolvidos em dois Colégios do Estado do Paraná na região Metropolitana. Foram utilizados questionários aplicados aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, juntamente com uma análise das resoluções por amostra quantitativas. Os resultados analisados deixam claro da grande dificuldade desses alunos, em obter a relação do pensamento e do raciocínio algébrico nas diversas etapas do ensino fundamental, enfocando maior dificuldade com alunos que cursam o período do sétimo ano do ensino fundamental em escolas públicas.
Abstract: In this monograph highlights the huge concern with evidence and the difficulties encountered by the students and by the challenges that the guide with teaching and learning of algebra, currently always present in the teaching practice in different levels of education in special highlight is the seventh year of elementary school. This research aimed at studying the difficulties faced by students and the challenges they may bring to the classroom practices in the teaching of algebra, and often these difficulties may be related to how teachers develop their teaching methodology in learning process algebra. According to the theoretical analysis sought to build a proposal that contributes to the discussion of possible errors made by students in the formulation of using algebraic reasoning to solve practical problems of everyday life. The implementation and enforcement of the proposed teaching was developed in two phases: the first will discuss the algebra in a general context from the emergence of algebraic symbolism; - curriculum guidelines, the relationship between algebra and arithmetic, teaching algebra as in Brazil; history of algebra, while the second will focus on the analysis of the results obtained from the questionnaires developed in two Colleges of the State of Paraná in the metropolitan area. We used questionnaires to pupils of the seventh year of elementary school, along with an analysis of quantitative sampling resolutions. The analyzed results make clear the difficulty these students in obtaining the relation of thought and algebraic reasoning in the various stages of elementary school, focusing more difficulty with students who attend the period of the seventh year of primary education in public schools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21981
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_39.pdf285,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.