Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22025
Título: Práticas ecológicas na escola: educando para a promoção da saúde e preservação do meio ambiente
Autor(es): Oliveira, Cleide Leonice da Cruz
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Qualidade ambiental
Estratégias de aprendizagem
Sustentabilidade
Environmental quality
Learning strategies
Sustainability
Data do documento: 23-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Cleide Leonice da Cruz de. Práticas ecológicas na escola: educando para a promoção da saúde e preservação do meio ambiente. 2012. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O meio ambiente é um tema abrangente e de muita importância devendo ser trabalhado nas escolas, paradigmas, atitudes concretas com a participação de todos. Pretendeu-se com esse trabalho oferecer sugestões de atividades práticas para o tema Educação Ambiental e saúde e teve como objetivo principal o reaproveitamento do lixo escolar e doméstico, oferecendo assim o conceito sobre sustentabilidade de forma lúdica e prazerosa para os educandos, direcionando-os às práticas de preservação do meio ambiente, com a oportunidade de aprender, participar e principalmente colaborar para deixar o ambiente escolar mais bonito e saudável. Dessa forma, no âmbito escolar, houve a integração dos conteúdos do Plano de Ensino adequado a metodologia utilizada. Ocorreram durante o desenvolvimento do trabalho várias etapas, sendo a primeira delas uma pesquisa direcionada aos pais e alunos para conhecer os hábitos alimentares e o conhecimento sobre as práticas sustentáveis realizadas no cotidiano. Os resultados da pesquisa comprovaram que a maioria das crianças não possuem uma alimentação balanceada e não praticam atividades físicas. Em contrapartida os pais e alunos acham muito importante a preservação do meio ambiente. Baseando-se nos dados obtidos iniciou-se o trabalho havendo a participação dos alunos nas atividades extra classe e da comunidade escolar de maneira abrangente e também a oportunidade de favorecer as parcerias de empresas e órgãos públicos que são extremamente importante nos projetos escolares. È de suma importância que as novas gerações participem ativamente dos projetos ambientais desenvolvidos na escola e na comunidade para que se sintam parte do meio e entendam a verdadeira integração que existe entre o homem e natureza. Dessa forma, ao longo do tempo ocorrem mudanças significativas de valores pelos alunos através da participação ativa , tornando-se mais conscientes e aptos a provocar mudanças significativas para proteger e melhorar o ambiente a seu redor e também aprender a utilizar de forma consciente os recursos naturais promovendo assim a melhoria da qualidade de vida.
Abstract: The environment is an overarching theme of great importance and should be worked in schools, paradigms, attitudes concrete with the participation of all. It was intended to work with that offer suggestions for practical activities temaEducação Environmental and health and aimed to reuse the waste at school and home, offering the concept of sustainability in a fun and enjoyable for the students, the practice of directing preservation of the environment, with the opportunity to learn, participate and collaborate mainly to let the school environment more beautiful and healthy. Thus, in the school, there was the integration of the contents of the Teaching Plan appropriate methodology. Occurred during development work several steps, the first being a survey directed to parents and students to meet the dietary habits and knowledge about sustainable practices performed in daily life. The survey results showed that most children do not have a balanced diet and do not practice physical activities. In return the parents and students find it very important to preserve the environment. Based on data obtained began work there student participation in extracurricular activities and community education class in a comprehensive manner and also the opportunity to foster partnerships between enterprises and government agencies that are extremely important in the projects of escolares.È extremely important that new generations participate actively in environmental projects in school and in the community to make them feel part of the environment and understand the true integration that exists between man and nature. Thus, over time there are significant changes of values by students through active participation, becoming more aware and able to cause significant changes to protect and improve the environment around them and also learn to consciously use natural resources thereby fostering improved quality of life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22025
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_11.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.