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Título: Ensino de química e cidadania na Escola Estadual Santo Antônio
Autor(es): Silva, Rodrigo Xavier da
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Educação - Métodos experimentais
Ensino - Meios auxiliares
Química
Cidadania
Education - Experimental methods
Teaching - Aids and devices
Chemistry
Citizenship
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Rodrigo Xavier da. Ensino de química e cidadania na Escola Estadual Santo Antônio. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Devido ao aumento do poder aquisitivo e o aquecimento da economia no Brasil, houve nas últimas décadas um crescente aumento do consumo, principalmente no setor de alimentos, vestuários e tecnológicos, atrelado a esse crescimento também aumentou a geração de lixo e a urgência na implantação de políticas mitigadoras dos impactos ambientais, sociais e econômicos, principalmente voltado para a questão da cidadania. Este trabalho teve como proposta principal de traçar um perfil dos alunos antes e depois da aplicação de uma aula que trouxe inovações tecnológicas, como o uso da informática e a conciliação sobre os direitos e deveres e o exercício da CIDADANIA, na disciplina Química, foi possível trabalhar com o tema LIXO relacionado com o cotidiano dos jovens, ora, alunos. Os resultados foram satisfatórios, pois verificou-se que a percepção dos alunos (no que diz respeito aos aspectos legais envolvendo o manuseio e destinação do lixo, especialmente a extinção dos lixões municipais) foi atingida, pois muitos desconheciam sobre o tema e a importância das atividades de reciclagem dos resíduos, realçando a dignificação deste trabalho, refletindo no contexto social de suas vidas. Enfatizou-se também a responsabilidade dos diversos setores sociais em relação aos resíduos, a fim de proporcionar uma divisão equitativa dos benefícios econômicos, sociais e ambientais advindos do processo de reciclagem e obediência aos ditames legais.
Abstract: Due to the increase in purchasing power and the economic recovery in Brazil, in recent decades there has been a steady increase in consumption, mainly in the food, clothing and technology, coupled to this growth sector also increased the generation of waste and the urgency in deploying mitigating the environmental, social and economic impacts policies mainly focused on the issue of citizenship. This study was mainly aimed to draw a profile of the students before and after the application of a class that brings technological innovations such as the use of computer and reconciling notions of rights and duties, CITIZENSHIP, discipline, chemistry, involving the theme TRASH related to the daily life of young people, well, students. The results were satisfactory, since it has been found that the perception of students (as regards the legal aspects involving the handling and disposal of waste, particularly municipal landfills extinction) is achieved, since many unaware of the importance of the topic and waste recycling activities, enhancing the dignity of this work, reflecting the social context of their lives. It was also emphasized the responsibility of the various social sectors concerning waste, in order to provide an equitable sharing arising from economic, social and environmental benefits of recycling and obedience to the dictates of legal process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22045
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