Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22065
Título: Resíduos eletrônicos: Uma abordagem pedagógica para o ensino fundamental – 6º ano
Título(s) alternativo(s): Electronic Waste: A pedagogical approach for elementary school - 6th grade
Autor(es): Jesus, Marcos Joel de
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Tecnologia
Metais pesados
Coleta seletiva de lixo
Technology
Heavy metals
Refuse collection
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: JESUS, Marcos Joel de. Resíduos eletrônicos: Uma abordagem pedagógica para o ensino fundamental – 6º ano. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como sugestão a inserção e estudo interdisciplinar do tema lixo eletrônico nas aulas de 6º anos do ensino fundamental, ciclo II. O objetivo principal dessa monografia foi elucidar e buscar compreender o que pensam os alunos de uma Escola Municipal de Educação Fundamental, egressos do ensino fundamental I, por meio de uma pesquisa descritiva, com relação ao descarte de resíduos eletrônicos. Este estudo visa desenvolver o senso de cidadania e respeito do ser humano as com questões ambientais. Inicialmente buscaram-se dados relacionados ao descarte de lixo eletrônico no Brasil e no mundo, e a partir destes dados alarmantes foram elaboradas questões para um grupo de alunos dos 6º anos de uma escola pública a fim de compreender o que eles entendem e como descartam o lixo eletrônico. Ao longo dos dados foram tecidos comentários fundamentados em autores ou na legislação vigente, por exemplo, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96), Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo vem contribuir com o trabalho dos docentes da unidade ensino, pois permitiu concluir que os alunos possuem pouca intimidade com o tema “lixo eletrônico”, porém demonstraram vontade de aprender sobre a temática.
Abstract: This work has as a suggestion the insertion and interdisciplinary study of Electronic Waste as a theme in the 6th grade elementary school classes, cycle II. The main objective of this monograph was to elucidate and seek to understand the thoughts of students of the Escola Municipal de Educação Fundamental, students of elementary school I, through a descriptive research, regarding the disposal of electronic waste. This study aims to develop the sense of citizenship and respect of mankind towards environmental issues. Initially, data regarding disposal of electronic waste in Brazil and in the world was sought, and from these alarming data, questions were elaborated for a group of students from the 6th year of a public school, in order to understand what they understand and how they dispose of electronic waste. Through the research, comments based on authors or current legislation were written, for instance; the Law of Guidelines and Bases of Education (9394/96), National Solid Waste Policy (PNRS), National Curricular Parameters (NCP) and the Common National Base Curricular (BNCC). The study contributes to the work of the teachers of the teaching unit, as it allowed to conclude that the students have little intimacy with the theme "electronic wast", but they show a willingness to learn about the subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22065
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagempedagogicaensinofundamental.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.