Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22110
Título: Análise do desenvolvimento de elementos do pensamento científico em atividade de física aplicada
Título(s) alternativo(s): Analisys of scientific thinking elements development in physics class activities
Autor(es): Vilela, Douglas Carlos
Orientador(es): Vincenzi, Silvana Ligia
Palavras-chave: Aprendizagem experimental
Metodologia
Motivação na educação
Experiential learning
Methodology
Motivation in education
Data do documento: 20-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VILELA, Douglas Carlos. Análise do desenvolvimento de elementos do pensamento científico em atividade de física aplicada. 2015. 47 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como finalidade identificar e caracterizar elementos do pensamento científico em atividades de física da disciplina de Física Aplicada com alunos do 3º semestre do curso Tecnólogo em Petróleo e Gás. Para isso foi realizada a microanálise etnográfica que permitiu ter uma aproximação maior das interações dos alunos durante as atividades. Foram gravadas em vídeo e áudio as aulas de laboratório onde os alunos realizaram essas atividades. Aplicou-se um questionário para verificar as práticas laboratoriais e principais dificuldades encontradas pelos estudantes. Como conclusão identificou-se que as atividades de modelagem de física possibilitam 3 momentos onde foi perceptível o desenvolvimento de elementos do pensamento científico. Nesses momentos, identificaram- se todos os elementos: evidência, inferência, argumentação, análise e investigação. O questionário mostrou que os alunos não tiveram prática laboratorial e nenhum contato com metodologia científica. Ademais, 46% dos universitários encontraram maior dificuldade na execução do relatório final.
Abstract: This paper had the purpose of identify and caractherize elements of scientific thinking in physics activities in a undergraduate course of Petróleo e Gás with students of third period. To realize this investigation we used etnographic microanalisys which allowed having an aproximation with the students’ interaction. The classes were recorded laboratory classes in audio and video version. Also, we applied a survey with questions about the difficulties that they would pass throughout the physics activities. The conclusion we identified that modeling activities allowed the development of three elements of scientific thinking. In these moments, it was identified the elements: evidence, inference, argue, analysis and investigation. The survey showed that none of the students have had laboratory classes nor scientific methodology before start university. Thus, 46% of the university students choose that report writting is the most difficult activity in the road.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22110
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_31.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.