Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22159
Título: Educação ambiental nas escolas: como desenvolver a conscientização da coleta seletiva nos alunos
Título(s) alternativo(s): Environmental education in schools: how to develop awareness of selective collection in students
Autor(es): Lucena, Patrícia Dias
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Lixo - Eliminação
Conservação da natureza
Poluição
Refuse and refuse disposal
Nature conservation
Pollution
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LUCENA, Patrícia Dias. Educação ambiental nas escolas: como desenvolver a conscientização da coleta seletiva nos alunos. 2015. 37 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A questão ambiental vem sendo cada vez mais discutida em todo o mundo. Diante da constante degradação que os recursos naturais vêm sofrendo, percebe-se a necessidade de conscientização de todos para a preservação dos mesmos. Por isso, é importante que as escolas trabalhem a EA desde os anos iniciais implementando alternativas que sensibilize tanto os alunos quanto os demais funcionários. O presente trabalho de pesquisa teve como temática a Educação Ambiental (EA) nas escolas como desenvolver a conscientização da coleta seletiva nos alunos. Dessa forma esse trabalho teve como objetivo identificar, através de questionários, como a educação ambiental está inserida no ensino dos alunos observando a conscientização aderida, e a partir deste analisar e desenvolver estratégias para promover a educação ambiental nas escolas com foco na coleta seletiva. A pesquisa foi realizada na EMEF Profª Neusa Milori Freddi, município de Ibaté/SP com alunos do 3º ano do ensino fundamental. Percebe-se que há uma deficiência no ensino em relação a EA, uma vez que não há programas envolvendo o tema. Dessa forma, uma proposta de estratégia para promover essas ações dentro das escolas é iniciar do básico, uma vez palestras, oficinas, gincanas, teatros, entre outros mecanismos dinâmicos sejam mais pertinentes para iniciar esse dialogo com os alunos.
Abstract: The environmental issue is being increasingly discussed throughout the world. Faced with the constant degradation that natural resources have been suffering, we see the need for awareness of all to preserve them. So it is important that schools work to EA from the early years implementing alternatives to sensitize both students and other employees. This research work was subject to environmental education (EA) in schools how to develop awareness of selective collection in students. Thus this study aimed to identify, through questionnaires, such as environmental education is part of the education of the students watching the attached awareness, and from that analyze and develop strategies to promote environmental education in schools focusing on selective collection. The survey was conducted in EMEF Profª Neusa Milori Freddi, municipality of Ibaté / SP with students of the 3º year of elementary school. It is noticed that there is a deficiency in education in relation to EA, since there are no programs involving the theme. Thus, a proposal for a strategy to promote these actions in schools is to start from the basics, as lectures, workshops, scavenger hunts, theaters, among other dynamic mechanisms are more relevant to start this dialogue with the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22159
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_64.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.