Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231
Título: Reflexões sobre o ensino da matemática
Título(s) alternativo(s): Reflections on the teaching of mathematics
Autor(es): Dias, Beatriz Cestari
Cargnin, Claudete
Frizzarini, Silvia Teresinha
Palavras-chave: Matemática - Disciplina - Metodologia
Professores - Formação
Estudantes - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Motivação na educação
Mathematics - Discipline - Methodology
Teachers, Training of
Students - Training
Mathematics - Study and teaching
Motivation in education
Data do documento: 9-Nov-2016
Câmpus: Campo Mourao
Citação: DIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017.
Resumo: Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. 
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231
ISSN: 2526-0758
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reflexoesensinomatematica.pdf
  Acesso Restrito
353,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.