Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22580
Título: Levantamento da arborização da área central do município de Ivaté - PR
Título(s) alternativo(s): Survey of afforestation of the central area of the municipality of Ivaté
Autor(es): Santiago, André Felipe
Orientador(es): Couto, Luciane Maria Vieira do
Palavras-chave: Urbanização
Planejamento
Plantas exóticas
Urbanization
Planning
Exotic plants
Data do documento: 30-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTIAGO, André Felipe. Levantamento da arborização da área central do município de Ivaté – PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A arborização é um importante elemento na composição do ambiente urbano, esta minimiza os impactos causados pelo aspecto artificial das cidades e proporciona diversos benefícios. Tendo em vista a arborização urbana, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento do patrimônio arbóreo na área central do município de Ivaté - PR. Foram amostrados 3.068 registros, sendo 109 tocos, 23 áreas livres e 2.936 espécimes, dispostas em 100 espécies. A análise dos dados mostrou que Licania tomentosa (Oiti) detém 44,01% dos indivíduos amostrados, seguida pela Caesalpinia peltophoroides (Sibipiruna) com 12,13%. No quesito altura, 72,89% estão acima de 3 metros, 15,30% encontram-se entre 1,5 a 3 metros, restando 11,80% com altura inferior a 1,5 metros. Porém a espécie com a segunda maior abundancia (C. peltophoroides) pode reduzir rapidamente sua população, apresentando apenas 1,40% de indivíduos com altura inferior a 1,5 metros, 17,70% sofreram poda drástica e conta com abundante quantidade de árvores velhas. Do total das espécies identificadas, 40% são nativas e 55% são exóticas, sendo que 16% das exóticas são espécies exóticas invasoras. Os resultados estatísticos mostraram que a área urbana em questão, carece em planejamento e necessita de urgente atenção.
Abstract: A arborização é um importante elemento na composição do ambiente urbano, esta minimiza os impactos causados pelo aspecto artificial das cidades e proporciona diversos benefícios. Tendo em vista a arborização urbana, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento do patrimônio arbóreo na área central do município de Ivaté - PR. Foram amostrados 3.068 registros, sendo 109 tocos, 23 áreas livres e 2.936 espécimes, dispostas em 100 espécies. A análise dos dados mostrou que Licania tomentosa (Oiti) detém 44,01% dos indivíduos amostrados, seguida pela Caesalpinia peltophoroides (Sibipiruna) com 12,13%. No quesito altura, 72,89% estão acima de 3 metros, 15,30% encontram-se entre 1,5 a 3 metros, restando 11,80% com altura inferior a 1,5 metros. Porém a espécie com a segunda maior abundancia (C. peltophoroides) pode reduzir rapidamente sua população, apresentando apenas 1,40% de indivíduos com altura inferior a 1,5 metros, 17,70% sofreram poda drástica e conta com abundante quantidade de árvores velhas. Do total das espécies identificadas, 40% são nativas e 55% são exóticas, sendo que 16% das exóticas são espécies exóticas invasoras. Os resultados estatísticos mostraram que a área urbana em questão, carece em planejamento e necessita de urgente atenção.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22580
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
levantamentoarborizacaoareacentralmunicipio.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.