Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2290
Título: Representações sociais de estudantes do ensino médio em escola do campo sobre química e meio ambiente
Título(s) alternativo(s): Social representations of high school students in the country school on chemistry and environment
Autor(es): Carletto, Charlane Larissa Dresch
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Representações sociais
Educação ambiental
Química - Estudo e ensino
Educação rural
Social representations
Environmental education
Chemistry - Study and teaching
Education, Rural
Data do documento: 24-Fev-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CARLETTO, Charlane Larissa Dresch. Representações sociais de estudantes do ensino médio em escola do campo sobre química e meio ambiente. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Nesta pesquisa objetivou-se identificar as representações sociais sobre Química e Meio Ambiente de estudantes do ensino médio de uma escola do campo situada no Estado do Paraná, assim como, investigar relações entre essas representações com a Educação Ambiental. Para tanto, fundamentou-se no suporte teórico e metodológico da Teoria das Representações Sociais e na análise de conteúdo referente às questões dissertativas. Os dados foram coletados por meio de questionário de evocação livre, constituído de questões de identificação (idade, sexo e ano/série em que estuda), duas questões de evocação livre e oito questões dissertativas. Os termos indutores foram Química e Meio Ambiente. Concluí-se que, de maneira geral, para o grupo de estudantes pesquisados a Química e o Meio Ambiente estão distantes, sugerindo a necessidade de intervir a Educação Ambiental em um viés globalizante. Constatou-se ainda que a Química, para eles, é representada socialmente associada ao universo escolar, especialmente em uma perspectiva de ciência experimental. Já o Meio Ambiente é visto como algo a ser cuidado e preservado, afinal precisamos dele para viver. Com isso, pode-se afirmar uma visão antropocêntrica, que coloca a natureza como serventia do nosso uso enquanto humanidade. Desse modo, estimam-se implicações para o ensino de Química voltado ao Meio Ambiente, com a prática da EA em um viés crítico e reflexivo perante os problemas socioambientais.
Abstract: This research aimed to identify the social representations about Chemistry and Environment of high school students of a country school located in the State of Paraná, as well as to investigate relationships between these representations and Environmental Education. In order to do so, it was based on the theoretical and methodological support of Theory of Social Representations and on the analysis of content referring to the dissertation questions. Data were collected through a free recall questionnaire, consisting of identification questions (age, sex and year / series in which he / she studies), two free recall questions and eight essay questions. The inductive terms were Chemistry and Environment. It is concluded that in general, for the group of students studied, Chemistry and the Environment are distant, suggesting the need to intervene Environmental Education in a globalizing bias. It was also observed that Chemistry, for them, is represented socially associated with the school universe, especially in a perspective of experimental science. The Environment is seen as something to be cared for and preserved, after all we need it to live. With this, an anthropocentric view can be affirmed, which places nature as a use of our use as humanity. In this way, we are considering implications for the teaching of Environmental Chemistry, with the practice of EE in a critical and reflexive bias towards socio-environmental problems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2290
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGDR_M_Carletto, Charlane Larissa Dresch_2017.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.