Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23105
Título: Fronteiras humanas: breve histórico da imigração no Brasil
Autor(es): Pedro, Mariana Salles Machado Hirche
Orientador(es): Bernartt, Maria de Lourdes
Palavras-chave: Migração
Imigrantes - Brasil
Refugiados
Emigration and immigration
Immigrants - Brazil
Refugees
Data do documento: 22-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PEDRO, Mariana Salles Machado Hirche. Fronteiras humanas: breve histórico da imigração no Brasil. 2015. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo levantar dados sobre a história recente da imigração no Brasil, apontando quais são os países de origem de quem chega em solo brasileiro, como essas pessoas entram no país – legal ou ilegalmente -, qual seu perfil profissional, onde trabalham em nossas terras, como influenciam na economia, o motivo de escolherem o Brasil para viver, entre tantas outras informações pertinentes ao assunto. A metodologia consistiu em pesquisa de campo exploratória, e consistiu em uma primeira aproximação com imigrantes da Associação de Haitianos de Chapecó – SC. A coleta de dados foi feita por meio de roteiro de entrevista semiestruturado, com alguns haitianos que fazem parte da Associação dos Haitianos de Chapecó e com o padre o Padre João Marcos Cimadom, do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência a Imigrações e coordenador do setor de Mobilidade Urbana do Rio Grande do Sul da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ao analisar o tema, percebemos que as migrações caracterizam a história do gênero humano e, por isso, fazer uma breve contextualização faz com que percebamos a presença de novos de rostos no sul do Brasil. Evidencia-se uma certa resistência da sociedade em promover a integração cultural e processos burocráticos complicados e morosos são parecem ser a principal dificuldade de quem vem de outros países para viver no Brasil. Assim também acontece com brasileiros que escolhem viver em outras pátrias.
Descrição: Trabalho aceito no III Congresso de Ciência e Tecnologia UTFPR - 2015
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23105
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EL_I_2015_15.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.