Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23357
Título: Sistemas fotovoltaicos: um estudo de caso envolvendo normas de instalação e proteção
Autor(es): Pantaleão, Carlos Alexandre de Souza
Orientador(es): Nascimento, Claudinor Bitencourt
Palavras-chave: Sistemas de energia fotovoltaica
Normas técnicas (Engenharia)
Energia - Fontes alternativas
Sustentabilidade
Photovoltaic power systems
Standards, Engineering
Renewable energy sources
Sustainability
Data do documento: 30-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PANTALEÃO, Carlos Alexandre de Souza. Sistemas fotovoltaicos: um estudo de caso envolvendo normas de instalação e proteção. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso da implantação de um sistema fotovoltaico em uma residência no município de Ponta Grossa. São abordadas as normas e diretivas utilizadas no desenvolvimento do projeto, bem como, os procedimentos de segurança relacionados aos sistemas fotovoltaicos. Os resultados, provenientes do sistema de gerenciamento e monitoramento utilizados possibilitaram a análise de eficiência mensal do projeto, superando as expectativas mensais de produção de energia e garantindo economia e geração de energia limpa e sustentável.
Abstract: This work presents a case study of a photovoltaic power system developed for a residency held in Ponta Grossa, a city located in the southern Brazil region. The rules and directives applied to the developing of this project, as well the security procedures related with the photovoltaic power systems are address. The results, extracted from the monitoring and management system, overcome the monthly production expectation, guaranteeing economy and generation of clean and sustainable energy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23357
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasfotovoltaicosestudodecaso.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.