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Campo DCValorIdioma
dc.creatorKawamoto, André Luiz Satoshi
dc.creatorMezzomo, Maristela Denise Moresco
dc.creatorDiniz, Guilherme Castro
dc.creatorVaz, Anne Caroline Sampaio
dc.date.accessioned2020-11-26T13:28:22Z-
dc.date.available2020-11-26T13:28:22Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationKAWAMOTO, André Luiz Satoshi et al. Manual de instalação, configuração e uso da caixa de areia de realidade aumentada (SARndbox). Campo Mourão: UTFPR, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23491-
dc.description.abstractThis manual provides instructions for the installation, calibration and use of an Augmented Reality Sandbox (SARndbox). The SARndbox is an installation that aims to integrate an Augmented Reality system to topographical models physically created, which have their surface scanned in real time. These models are used as background for a variety of graphical effects and simulations. The final product is an installation comprising a computer, a projector, a depth sensor and a box containing material that can be manipulated, such as sand, to create topographies interactively and with low need for supervision by an expert. The manual provides guidelines on the use of the SARndbox translated from English to Portuguese, describing step by step the whole process of installation and calibration. Furthermore, some usage suggestions are presented, aiming to contribute to its use in Education, and Research in Environmental area. These suggestions have been tested in a SARndbox implemented at the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão. The methodology adopted for the development of the project involved bibliographic research on natural user interfaces and its devices (characteristics, terminology, available technologies, applications and state of the art); organization of a tutorial for installing and configuring the necessary software environment; and the creation of scripts containing suggestions for the use of the system. The SARNbox has been proven to be an interesting educational tool, since it converges the use of non-conventional interfaces and the teaching activity, as well as several studies. This convergence allows the activities of students, professionals and teachers to make sense, from the beginning to the elaboration of strategies to act autonomously. Furthermore, the interface allows the student to explore more extensively the educational material through active and sensory interactivity. Building a prototype showed the feasibility of the tool, affordable for various educational institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRelevo (Geografia)pt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectGeomorfologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLandsformspt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectGeomorphologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleManual de instalação, configuração e uso da caixa de areia de realidade aumentada (SARndbox)pt_BR
dc.typetextpt_BR
dc.description.resumoEste manual apresenta instruções de instalação, calibração e de uso de uma Augmented Reality Sandbox (ARS - Caixa de Areia de Realidade Aumentada). A ARS é uma instalação que visa integrar um sistema de realidade aumentada a modelos topográficos criados fisicamente, que têm sua superfície escaneada em tempo real. Esses modelos são usados como plano de fundo para uma variedade de efeitos gráficos e simulações. O produto final é uma instalação contendo um computador, um projetor, um sensor de profundidade e uma caixa contendo material que pode ser manipulado, como areia, para criar as topografias interativamente e com baixa necessidade de supervisão por parte de um especialista. O manual de uso apresenta as orientações sobre a SARndbox traduzidas do Inglês para o português, descrevendo passo a passo todo o processo de instalação e calibração. Além disso, com intuito de contribuir com sua utilização em estudos, pesquisas ou trabalhos na área ambiental, são apresentados roteiros de uso. Estas aplicações foram testadas em uma SARndbox instalada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Campo Mourão. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto envolveu pesquisa bibliográfica sobre interfaces naturais, dispositivos e aplicações (características, terminologia, tecnologias disponíveis e estado-da-arte); organização de um tutorial para instalação e configuração do ambiente de software necessário; e organização de roteiros de aplicação para orientação do usuário. A SARndbox tem se caracterizado como uma ferramenta didática interessante, pois aproxima o uso de interfaces não-convencionais no ensino e em estudos diversos. Essa convergência permite que as atividades de alunos, professores e profissionais façam sentido, desde o início até a elaboração de estratégias para agir de modo autônomo. Além disso, a interface pode permitir que o aprendiz explore de forma mais ampla o material educacional digital, através de uma interatividade ativa e sensorial. A construção de um protótipo em laboratório mostrou a viabilidade da ferramenta, com custo razoável e acessível para diversas instituições de ensino.pt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.audience.educationlevelearlyChildhoodEducationpt_BR
dc.audience.educationlevelelementarySchoolpt_BR
dc.audience.educationlevelhighSchoolpt_BR
dc.audience.educationlevelvocationalEducationpt_BR
dc.audience.educationlevelhigherEducationpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
dc.methodofinstructionAs seguintes orientações se aplicam às práticas sugeridas nesse material. Essas são orientações que podem ser aplicadas em qualquer nível de ensino (médio ou superior): 1. Antes de introduzir o uso da SARndbox, deve-se estimular a participação dos alunos no sentido de avaliar o conhecimento prévio acerca do tema da aula. O professor/instrutor deve fazer perguntas e incentivar a discussão. É importante também descrever o aspecto instrucional da atividade e, se houver interesse, explicar brevemente o funcionamento dessa instalação. 2. Ao utilizar da SARndbox, deve-se estimular o envolvimento de todos os alunos na construção da superfície/formação geográfica desejada. Por exemplo, pode-se pedir que os alunos atuem em pequenos grupos, enquanto os demais observam, e alternar esses grupos ao longo da atividade. 3. Durante esse processo, ainda, questões que incentivem o raciocínio e o pensamento crítico podem (e devem) ser levantadas. Para tanto, a caixa de areia deve ser usada para criar contornos hipotéticos (relacionados ao tema), os quais o professor utiliza para perguntar aos alunos quais seriam as consequências/aplicações nessa situação. 4. Após a utilização, os alunos devem ser incentivados ao debate do tema, aplicações em outras situações reais; criar painéis, ilustrações, animações, textos nos quais expressam opiniões ou relatam experiências acerca do assunto abordado. Do ponto de vista pedagógico, o professor é convidado a realizar avaliações de usabilidade e do impacto da adoção dessa instalação no ensino, e compartilhar os resultados dessas avaliações com os colegas, a fim de estimular a adoção de tecnologias alternativas no ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:CM - Apostila

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