Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFolloni, Aline Cristina de Souza-
dc.date.accessioned2020-12-23T17:49:57Z-
dc.date.available2020-12-23T17:49:57Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationFOLLONI, Aline Cristina de Souza. Discurso polêmico em mídias digitais: uma análise dialógica de arenas discursivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23597-
dc.description.abstractThis paper carries out a Dialogic Conception of Language investigation in order to understand and to describe how the polemical discourse is constructed, produced and worked in advertisements produced in digital media. To this end, the following specific objectives have been established: a) to identify, describe and analyze the polemical discourse in digital media advertisements, more specifically on YouTube, Twitter, Facebook, and Instagram; b) to observe and describe the spaces/media in which such discourse circulates (social medias), as well as its role in the construction of the polemical discourse; c) to recognize and analyze the role of enunciators in the expansion, in the re-emphasization or in the contraposition of the polemical discourse; and, finally, d) to identify and analyze the role of hashtags in the expansion of the polemical discourse. Thus, relying theoretically and methodologically on the Dialogic Conception of Language of the Bakhtin Circle (BAKHTIN, 1981 [1963]; BAKHTIN, 1987; BAKHTIN, 2002 [1975]; BAKHTIN, 2003 [1951/1953]; BAKHTIN, 2008 [1963]; BAKHTIN, 2010 [1920]; BAKHTIN, 2014 [1975]; BAKHTIN, 2015 [1930]; MEDVIÉDEV, 2012 [1928]; VOLÓCHINOV, 2013 [1930]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]), seeks to elucidate concepts regarding language, discourse and enunciation and assumes as analytical perspective the Dialogical Analysis of Discourse (ADD) based on Brait (2006); Rohling (2009; 2014) Acosta Pereira (2012) e Rodrigues (2005) e no Método Sociológico de Estudo da Linguagem (MEDVIÉDEV, 2012 [1929]; VOLOCHINÓV, 2018 [1929]). With regard to the controversial discourse, we start from the studies developed by the French researcher Ruth Amossy (2017; 2018; 2019), whose works deepen on the nature of the polemic of the art of argumentation and rhetoric. Thus, this research is delineated from the materialization of the controversial discourse in advertisements in digital culture, published on the YouTube platform and forwarded to other social medias, by the network users themselves, through the endorsement of an opinion about the debate generated by the dissemination of the advertising piece. The relevance of this study lies in the focus given to hypersemiotized discursive practices and produced in and for this digital culture. In addition, it is also relevant since it revisits the concept of polemics, rescuing it, from the Aristotelian roots to the traditional meanings of Perelman and Olbrechts-Tyteca, to update it in the cyberculture space. And, finally, this research allows the expansion of the discussions proposed by Amossy in Brazilian lands, regarding the art of polemizing in favor of a more plural democracy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectPolêmica - Discursospt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectPolemics - Speechespt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.titleDiscurso polêmico em mídias digitais: uma análise dialógica de arenas discursivaspt_BR
dc.title.alternativePolemical discourse on the social media: a dialogical interaction analysis in discursive arenaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral compreender e descrever os modos de construção, produção e circulação do discurso polêmico em propagandas produzidas em mídia digital. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes: a) identificar, descrever e analisar o discurso polêmico em propagandas em mídia digital, mais especificamente nas principais redes sociais, YouTube, Twitter, Facebook e Instagram; b) observar e descrever os espaços/mídias em que circula tal discurso (redes sociais), bem como seu papel na construção do discurso polêmico; c) reconhecer e analisar o papel dos enunciadores na ampliação, na reacentuação ou na contraposição do discurso polêmico; e, por fim, d) identificar e analisar o papel das hashtags na ampliação do discurso polêmico. Desse modo, fundamentando-se teórica e metodologicamente na Concepção Dialógica de Linguagem, do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1981 [1963]; BAKHTIN, 1987; BAKHTIN, 2002 [1975]; BAKHTIN, 2003 [1951/1953]; BAKHTIN, 2008 [1963]; BAKHTIN, 2010 [1920]; BAKHTIN, 2014 [1975]; BAKHTIN, 2015 [1930]; MEDVIÉDEV, 2012 [1928]; VOLÓCHINOV, 2013 [1930]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]), busca-se elucidar conceitos no tocante à linguagem, ao discurso e ao enunciado e assume como perspectiva analítica a Análise Dialógica do Discurso (ADD) com base em Brait (2006); Rohling (2009; 2014) Acosta Pereira (2012) e Rodrigues (2005) e no Método Sociológico de Estudo da Linguagem (MEDVIÉDEV, 2012 [1929]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]). No que diz respeito ao discurso polêmico, parte-se dos estudos desenvolvidos pela pesquisadora francesa Ruth Amossy (2017; 2018; 2019), cujos trabalhos aprofundam-se acerca da natureza da polêmica da arte da argumentação e da retórica. Sendo assim, esta pesquisa delineia-se a partir da materialização do discurso polêmico em três propagandas na cultura digital, publicadas na plataforma do YouTube e reverberadas em outras redes sociais, pelos próprios usuários da rede, por meio do endosso de uma opinião acerca do debate gerado com a divulgação da peça publicitária. A pertinência deste estudo reside no enfoque dado às práticas discursivas hipersemiotizadas e produzidas nessa e para esta cultura digital. Além disso, mostra-se também relevante uma vez que revisita o conceito de polêmica, resgatando-o, desde as raízes aristotélicas até as tradicionais acepções de Perelman e Olbrechts-Tyteca, para atualizá-lo no espaço da cibercultura. E, finalmente, esta pesquisa possibilita a ampliação das discussões propostas por Amossy em terras brasileiras, no que toca à arte de polemizar em prol de uma democracia mais plural.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2848-2649pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4951326520962523pt_BR
dc.contributor.advisor1Rohling, Nivea-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2797-9207pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539606122901901pt_BR
dc.contributor.referee1Butturi Junior, Atilio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9985-2259pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1901170463141361pt_BR
dc.contributor.referee2Catelan, Evandro de Melo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3006-5051pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514720362657123pt_BR
dc.contributor.referee3Rohling, Nivea-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2797-9207pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539606122901901pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
discursopolemicomidiasdigitais.pdf6,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons