Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Renata Vanessa Souza Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-01-13T17:20:57Z-
dc.date.available2021-01-13T17:20:57Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Renata Vanessa Souza Gonçalves. O espetáculo dos números: o teatro como uma proposta para o ensino da matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23834-
dc.description.abstractThe present course conclusion work aims to investigate the theater use and your possibilities as a possible for teaching mathematics. The theater is an art that explores the expression of ideas through the socialization, interaction and creativity. With this we seek to link this art to Mathematics Education, with the intention of working the mathematical contents in a dynamic and investigative way, providing discussions and reflections about them. For this, we analyze in this work some theatrical pieces elaborated and/or developed in the Supervised Internship in Basic Education, of the course of Mathematics Degree, glimpsing the theater as an alternative to the pedagogical practices and as an opportunity to teach and learn mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectArt in educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.titleO espetáculo dos números: o teatro como uma proposta para o ensino da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe numbers show: the teather as proposal for the teaching of mathematicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do teatro e suas potencialidades como uma possibilidade para ensinar matemática. O teatro é uma arte que explora a expressão de ideias por meio da socialização, interação e criatividade. Com isso buscamos vincular essa arte à Educação Matemática, com a intenção de trabalhar conteúdos matemáticos de maneira dinâmica e investigativa, proporcionando discussões e reflexões a seu respeito. Para isso, analisamos neste trabalho algumas peças teatrais elaboradas e/ou desenvolvidas no Estágio Supervisionado na Educação Básica, do curso de Licenciatura em Matemática, vislumbrando o teatro como uma alternativa às práticas pedagógicas e como uma oportunidade para ensinar e aprender matemática.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3Merli, Renato Francisco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teatropropostaensinomatematica.pdf998,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.