Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23844
Título: Sistema de controle de vazão de gás aplicado a campânulas de aviários
Autor(es): Quinquiolo, Paulo Felipe
Orientador(es): Kolling, Evandro Marcos
Palavras-chave: Indústria avícola
Redes neurais (Computação)
Aquecimento
Poultry industry
Neural networks (Computer science)
Heating
Data do documento: 16-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: QUINQUIOLO, Paulo Felipe. Sistema de controle de vazão de gás aplicado a campânulas de aviários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: Neste trabalho foi desenvolvido um algoritmo para calcular a vazão do gás condicionado a campânulas utilizadas em sistemas de aquecimento de aviários. Para o caso, empregou-se ao algoritmo uma Rede Neural Artificial de multicamadas, sob o método de treinamento Backpropagation. De modo a representar o comportamento real desses sistemas, o algoritmo de treinamento da rede neural foi baseado em dados coletados em planta experimental, construída em laboratório, a contar com uma campânula modelo comercial TOP2000. Para possibilitar a interação do usuário com o algoritmo, também foi construído uma interface gráfica que permite ao operador inserir dados pertinentes ao sistema de controle. Ao final, foi possível observar que o sistema desenvolvido pode aperfeiçoar o processo produtivo, de modo a implicar em significativas melhorias ao processo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23844
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
controlevazaogasaviarios.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.