Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23855
Título: Construção de protótipo de banco de gelo para avaliação do desempenho de sensores com foco na melhoria da eficiência energética
Título(s) alternativo(s): Ice bank prototype building for sensor performance assessment focusing on improving energy efficiency
Autor(es): Avila, Rafael
Orientador(es): Leme, Murilo Oliveira
Palavras-chave: Refrigeração
Detectores
Energia elétrica - Conservação
Refrigeration and refrigerating machinery
Detectors
Electric power - Conservation
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: AVILA, Rafael Construção de protótipo de banco de gelo para avaliação do desempenho de sensores com foco na melhoria da eficiência energética. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: O aumento dos estudos para desenvolvimento de métodos para melhoria de eficiência energética é notável. Principalmente com o crescimento inevitável do consumo por parte da indústria e população. Grandes indústrias possuem equipamentos com altos níveis de potência e consumo. Um dos sistemas de maior despesa e que está presente em grande parte do setor industrial é o sistema de refrigeração. Para melhorar a eficiência deste sistema, existe a alternativa da aplicação de um banco de gelo, que utiliza o calor sensível da água para armazenar a temperatura. Um fato que pode reduzir a eficiência de um sistema com banco de gelo é a formação de gelo em espessura isolante ao redor da tubulação do sistema de refrigeração. Dessa forma, este trabalho visa construir um protótipo de banco de gelo e avaliar o desempenho de diferentes sensores com o intuito de detectar a formação de gelo ao redor da tubulação e controlar a operação do sistema de acordo com a espessura do gelo medida.
Abstract: Notable is the increase in studies aimed at developing methods to improve energy efficiency. Especially with the inevitable growth of consumption by industry and population. Large industries have very powerful equipment in terms of consumption and energy. The cooling system is one of the most expensive systems and is present in much of the industrial sector. To improve the efficiency of this system, the alternative is to apply an ice bank that uses the sensitive heat of water to store the temperature. One fact that can reduce the efficiency of an ice storage system is the formation of thick insulating ice around the cooling system piping. This work aims to build a prototype ice bank and evaluate the performance of different sensors to detect ice formation around the pipe and to control system operation according to the measured ice thickness.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23855
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAELE_2019_2_07.pdf12,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.