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dc.creatorAgner, André Matheus-
dc.creatorAlves, Caio Jardeveski-
dc.date.accessioned2021-01-26T15:35:55Z-
dc.date.available2021-01-26T15:35:55Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.citationAGNER, André Matheus; ALVES, Caio Jardeveski. Estudo da viabilidade técnica da soldagem por fricção de barras cilíndricas de titânio em um torno convencional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24013-
dc.description.abstractConventional friction welding, invented in 1939 by the Soviet Union, has been applied in various scopes and is an important tool when it is desired to weld bodies at temperatures below melting. The work in question was based on applying this technique in a conventional adapted lathe, using Ti-Al-4V titanium alloy as raw material. The imported raw material was supplied by a medical equipment partner company that is looking for a way to establish a permanent joint of this biocompatible material. Based on technical literature, the study addresses the welding application methodology, covering from applied forces, lathe rotation, set up used and process particularities. To define the rotation of 2500 rpm used in the final tests, preliminary welds performed at different rotations were submitted to tensile tests and their results were compared. With the process and parameters defined, seven welded specimens were analyzed for tensile strength, metallography and microhardness. Despite some disagreement as to the coaxiality of the parts, in general, the welds presented satisfactory results, supporting on average a traction of 908 Mpa and presenting a 100 HVN increase in the central region of the weld, according to foreign studies with specific equipment application of titanium friction welding. As the main objective was to join cylindrical parts through grade 5 titanium friction welding, increasing their mechanical strength, we consider that the work was successful in its purpose.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTitânio - Metalurgiapt_BR
dc.subjectSolda e soldagempt_BR
dc.subjectLigas de titâniopt_BR
dc.subjectTitanium - Metallurgypt_BR
dc.subjectSolder and solderingpt_BR
dc.subjectTitanium alloyspt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade técnica da soldagem por fricção de barras cilíndricas de titânio em um torno convencionalpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the technical feasibility of friction welding of titanium cylindrical bars in a conventional lathept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA soldagem por fricção convencional, inventada em 1939 pela união soviética, vem sendo aplicada em diversas aéreas e é uma importante ferramenta quando se deseja soldar corpos a temperaturas menores que a de fusão. O trabalho em questão baseouse em aplicar essa técnica em um torno convencional adaptado, utilizando como matéria-prima a liga de titânio Ti-Al-4V. A matéria-prima importada foi fornecida por uma empresa parceira, do ramo de equipamentos médicos, que busca uma maneira de estabelecer uma junta permanente desse material biocompativel. Baseando-se em literatura técnica, o estudo aborda a metodologia de aplicação da solda, abrangendo desde as forças aplicadas, rotação do torno, set up utilizado e particularidades do processo. Para definir a rotação de 2500 rpm utilizada nos testes finais, soldas preliminares realizadas em diferentes rotações foram submetidas a ensaios tração e seus resultados foram comparados. Com o processo e parâmetros definidos, sete corpos de prova soldados foram analisados quanto a resistência a tração, metalografia e microdureza. Apesar de certa discordância quanto a coaxialidade das peças, em geral, as soldas apresentaram resultados satisfatórios, suportando em média uma tração de 908 Mpa e apresentando um aumento de 100 HVN na região central da solda, indo de acordo com estudos estrangeiros realizados com equipamento especifico de aplicação da soldagem por fricção em titânio. Como o objetivo principal era unir peças cilíndricas através da soldagem por fricção em titânio grau 5, aumentando sua resistência mecânica, consideramos que o trabalho teve êxito em seu propósito.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Olanyk, Luciano Zart-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Carlos Henrique da-
dc.contributor.referee1Olanyk, Luciano Zart-
dc.contributor.referee2Ansay, Samuel Soares-
dc.contributor.referee3Polli, Milton Luiz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::PROCESSOS DE FABRICACAO, SELECAO ECONOMICApt_BR
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