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dc.creatorSantos, Leandro Camargo Claro dos-
dc.date.accessioned2017-09-06T21:48:15Z-
dc.date.available2017-09-06T21:48:15Z-
dc.date.issued2017-04-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Camargo Claro dos. Controle da vibração de transporte vertical considerando a aplicação de amortecedores magneto-reológicos. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2416-
dc.description.abstractThis work aims to present a study of a vertical transportation of high performance system, as vibration levels with its displacement at higher speeds are uncomfortable to passengers. To the reduction of these vibrations, it is proposed the using of magnetorheological dampers (MR) controlled by the electric current applied to the coil of the damper, with the objective of reducing acceleration or horizontal displacement of the elevator. They were proposed two control logic to the control of damper’s electric current: a control considering Fuzzy logic aiming to reduce the horizontal displacement, and an Optimum Linear Quadratic Regulator control (LQR) in order to reduce the acceleration level of elevator vibration and its horizontal displacement. Both strategies determine the electric current to be applied in the damper coil. Numerical results presented in the work showed the controls were efficient to reduce the horizontal displacement, however only LQR control was efficient in reduce the acceleration levels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectElevadorespt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectLógica difusapt_BR
dc.subjectElevatorspt_BR
dc.subjectVibrationpt_BR
dc.subjectFuzzy logicpt_BR
dc.titleControle da vibração de transporte vertical considerando a aplicação de amortecedores magneto-reológicospt_BR
dc.title.alternativeVibration control of vertical transportation considering the application of magnetorheological damperspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade apresentar um estudo do sistema de transporte vertical de alto desempenho, já que os níveis de vibrações com o deslocamento em altas velocidades são desconfortáveis aos passageiros. Para a redução destas vibrações é proposto a utilização de amortecedores Magneto-Reológico (MR), controlado pela corrente elétrica aplicada na bobina do amortecedor, com o objetivo de reduzir a aceleração ou o deslocamento horizontal do elevador. Para o controle da corrente elétrica do amortecedor, foram propostas duas estratégias de controle: um controle considerando lógica Fuzzy, com o objetivo de reduzir o deslocamento horizontal, e um controle Ótimo com Regulador Linear Quadrático (LQR), com o objetivo de reduzir o nível de aceleração da vibração do elevador e o seu deslocamento horizontal. Ambas as estratégias determinam a corrente elétrica a ser aplicada na bobina do amortecedor. Resultados numéricos apresentados no trabalho demonstram que os controles foram eficientes em reduzir o deslocamento horizontal, mas apenas o controle LQR foi eficiente na redução dos níveis de aceleração.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9493861082546621pt_BR
dc.contributor.advisor1Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.referee1Balthazar, José Manoel-
dc.contributor.referee2Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.referee3Janzen, Frederic Conrad-
dc.contributor.referee4Tusset, Angelo Marcelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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