Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24307
Título: O ensino de geografia mediado por tecnologias da informação e comunicação no Ensino Fundamental II
Título(s) alternativo(s): Teaching geography using information and communications technology in middle school
Autor(es): Auesvalt, Rosemeri Lis
Orientador(es): Oliveira, Oséias Santos de
Palavras-chave: Educação
Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Elementary school students
Education
Geography - Study and teaching
Educational technology
Alunos do ensino fundamental
Data do documento: 17-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AUESVALT, Rosemeri Lis. O ensino de geografia mediado por tecnologias da informação e comunicação no Ensino Fundamental II. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a potencialidade das técnicas de ensino mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), voltadas à área de Geografia, disponíveis em Recursos Educacionais Abertos (REA) e colocados à disposição de professores como possibilidade de qualificação para o processo de ensino no âmbito do Ensino Fundamental II. Quanto à metodologia, o mesmo se pauta por uma abordagem qualitativa e tem como base uma pesquisa bibliográfica, com coleta de dados mediante pesquisa e leitura de materiais já publicados, em livros, revistas, jornais, sites e artigos, onde a busca de informações e a seleção de documentos se relacionam com os objetivos da pesquisa. No referencial teórico busca-se apresentar algumas ferramentas tecnológicas disponíveis em Recursos Educacionais Abertos (REA) que podem ser incluídas no processo de ensino aprendizado de forma que facilite o entendimento dos alunos, com foco principal nas aulas de Geografia, sendo tais enfoques embasados em estudos de Baliski (2016), Kenski (2008), Pessoa (2011), Seabra (2010) dentre outros autores que analisam esta temática. A análise de dados foi realizada a partir de planos de aula disponíveis no Portal do Professor, quando são discutidas as potencialidades do uso das TICs para o efetivo trabalho em sala de aula, notadamente no ensino da Geografia, para isso, foram selecionadas algumas sequências didáticas ou planos de aula seguindo alguns critérios de escolha como: serem todos para aulas do Ensino Fundamental II, que tivessem alguma relação com as tecnologias citadas neste trabalho e que fossem disponíveis para auxiliar professores da disciplina de Geografia, com o propósito de contribuir para que os assuntos trabalhados na referida disciplina tornem os conteúdos mais atraentes, dinâmicos e melhor compreendidos pelos educandos. Espera-se, com esse trabalho, contribuir no auxílio de professores que estão em busca de acrescentar as TICs em seus planos de aula, também para os professores que estão iniciando sua carreira na disciplina de Geografia, considerando que cada um poderá adaptar ao seu modo o uso de diferentes ferramentas tecnológicas aos conteúdos que pretende trabalhar e incluí-las da forma que melhor se adapte em seus planejamentos para uma superior qualidade de ensino, levando o educando a uma análise reflexiva de maneira construtiva, e assim facilitando sua percepção de cidadão em relação a sociedade.
Abstract: The main objective of the present work is to analyse the potential of teaching techniques mediated by Information and Communications Technologies (ICT), with focus on Geography, available as Open Educational Resources (OER) for teachers as a possible qualification to the process of teaching on the scope of Middle School. The methodology consists in a qualitative approach, where data collection was made from published materials in the form of books, journals and websites, related to the objectives of the research. Some technological tools available as OER were shown in the theoretical references, which can be included in the teaching-learning process as to facilitate students’ understanding, with focus on Geography classes, such approaches being based on studies by Baliski (2016), Kenski (2008), Pessoa (2011), Seabra (2010) among other authors who analyze this theme. Data analysis was made from classes’ plans available at the Portal do Professor, where the potential of ICT use for an effective classroom-work are discussed, specially in the teaching of Geography. With this aim, the plans and didactic sequences were selected based on some criteria, e.g. being made for Middle School classes, related to the technologies used in this work and available to help Geography teachers, as to make the subject more attractive, dynamic and easier to understand. Hopefully this work contributes to help teachers that aim to implement the use of ICTs in their class plans, and also to teachers who are starting their carreers in Geography, considering that each one could adapt to their use of the tools to their specific needs and include them in the best way possible, leading to a better quality of education, leading to a reflexive analysis by the student, aiding their perception as a citizen who belongs to a society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24307
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_44.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.