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Título: A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras
Título(s) alternativo(s): The presence of digital information and communication technology (DICT) in the curricula of undergraduate courses in pedagogy at brazilian federal universities
Autor(es): Yamashiro, Karin Cristina Escobar
Orientador(es): Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Professores - Formação
Educação - Estudo e ensino
Currículos
Educational technology
Teachers, Training of
Education - Study and teaching
Education - Curricula
Data do documento: 30-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: YAMASHIRO, Karin Cristina Escobar. A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras presentes nas cincos regiões do país. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a presença TDIC no contexto educacional geral, sobre as recomendações das TDIC em legislações educacionais e sobre a sua importância nos cursos de licenciatura em pedagogia. Buscou-se ainda por meio de uma pesquisa documental analisar as estruturas curriculares de cursos de graduação em pedagogia, identificando as relações com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Após o levantamento e análise dos resultados, observou-se que, apesar do potencial e das recomendações dos usos das TDIC no contexto escolar, a formação inicial dos professores ainda precisa evoluir muito para que acompanhe a demanda da sociedade contemporânea. Identificou-se ainda a necessidade de ampliar essa temática nos cursos de graduação de pedagogia das universidades federais brasileiras, para que possamos ter cada vez mais professores mediadores e inovadores, capazes de se comunicar com uma linguagem mais acessível com as novas gerações, explorando seus conhecimentos e habilidades.
Abstract: This research aimed to analyze the presence of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in pedagogy degree courses curriculum of Brazilian federal universities in the five regions. For study development, a bibliographical survey was carried out on the presence of DICT in the general educational context, on the recommendations of DICT in educational legislation and on its importance in teaching courses in pedagogy. A documentary research was driven to analyze the curricular structures of the selected courses, and which one are related to the different Digital Technologies of Information and Communication. After the survey and result analysis was able to conclude that despite the potential and the recommendations of the uses of DICT in the school context, the initial training of teachers still needs to evolve to keep up with the demands of contemporary society. The need of expand it was also identified in undergraduate pedagogy courses at Brazilian universities, and só we can have more and more mediating and innovative teachers, able to capable of communicate with a accessible language to new generations, exploring their knowledge and skills.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24320
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