Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Josiane de-
dc.date.accessioned2021-02-20T01:33:41Z-
dc.date.available2021-02-20T01:33:41Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Josiane Fátima de. Educação corporativa e as TICs: análise em uma grande empresa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24323-
dc.description.abstractIn the business environment, there is a constant search for greater productivity, improved quality and increased competitiveness. In order to achieve these objectives, several factors must be constantly improved, including the training of its employees, which in companies that are updated in the new techniques of Human Resources, translates into Corporate Education. The concepts of Training and Development (T&D) no longer satisfy the need that organizations have to develop and retain intellectual capital. Corporate Education based on concepts that seek the development of competences and skills according to the strategic objectives of the organization, multiplication and preservation of the organizational culture, focused on internal and external customers, valuing Human Capital, and together with the use of Technologies of Information and Communication (ICTs), is the tendency to increase competitiveness, high profitability, lower turnover and thus perpetuation of the organizational culture. ICTs are ways of improving learning in the workplace, motivating employees, reducing distances, promoting innovation, leveling knowledge and increasing the interaction between employees from geographically remote units of the same company. This qualitative approach study, in relation to the objectives, will be descriptive, seeking to identify and relate the most used ICTs in the studied company, to support Corporate Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCapacitação de empregadospt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectEmpresas - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEmployees - Coaching ofpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectEmployee motivationpt_BR
dc.subjectBusiness enterprises - Educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleEducação corporativa e as TICs: análise em uma grande empresapt_BR
dc.title.alternativeCorporate Education and ICTs: analysis in a large companypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNo meio empresarial se busca constantemente por maior produtividade, melhoria da qualidade e aumento da competitividade. Para atingir a estes objetivos, vários fatores devem ser constantemente aprimorados, entre eles a capacitação de seus colaboradores, que nas empresas que estão atualizadas nas novas técnicas de Recursos Humanos, se traduz em Educação Corporativa. Os conceitos de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) já não satisfazem mais a necessidade que as organizações têm para desenvolver e reter o capital intelectual. A Educação Corporativa baseada em conceitos que buscam o desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com os objetivos estratégicos da organização, multiplicação e preservação da cultura organizacional, focada nos clientes internos e também externos, valorização do Capital Humano, e juntamente com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), são a tendência para o aumento da competitividade, alta lucratividade, menor rotatividade e com isso perpetuação da cultura organizacional. As TICs são formas de melhorar o aprendizado no ambiente de trabalho, motivando o colaborador, diminuindo distâncias, promovendo inovação, nivelando conhecimento e aumentando a interação entre colaboradores de unidades geograficamente afastadas de uma mesma empresa. Este estudo de abordagem qualitativa, com relação aos objetivos será descritivo, buscando identificar e relacionar as TICs mais usadas na empresa estudada, para apoiar a Educação Corporativa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Catto, Camilo-
dc.contributor.referee1Catto, Camilo-
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee3Muhr, Priscila Tobler-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_27.pdf407,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.