Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24329
Título: O Google Classroom como apoio ao ensino híbrido no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The Google Classroom as support for blended learning in high school
Autor(es): Tolfo, Fabíola Benitez
Orientador(es): Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino híbrido
Internet na educação
Ambientes virtuais compartilhados
Educational technology
Blended learning
Internet in education
Shared virtual environments
Data do documento: 28-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TOLFO, Fabiola Benitez. O Google Classroom como apoio ao ensino híbrido no ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este estudo tem como tema o uso do Google Classroom no ensino médio. O ensinar e o aprender sofrem alterações no novo cenário e as facilidades creditadas ao uso das tecnologias no âmbito educacional fazem com que a escola pública seja pressionada, em meio à pandemia ocasionada pela Covid-19, a inserir em sua estrutura curricular um ambiente virtual de aprendizagem que proponha novos modelos de construção de conhecimento para que o ano letivo não pare. A impossibilidade do ensino presencial abre espaço para novos processos de ensino e de aprendizagem, com outros horários e espaços de estudos, novos procedimentos pedagógicos e uma ressignificação dos envolvidos neste processo, sem deixar de lado o processo de seleção dos novos materiais a serem compartilhados e trabalhados no AVA. Nessa perspectiva, a questão de pesquisa é “De que modo a utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser significativa no processo de efetivação da aprendizagem enquanto apoio ao ensino híbrido?”. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as potencialidades do Google Classroom como apoio ao ensino híbrido, passando aos objetivos específicos de identificar suas funcionalidades, fragilidades, superações e pontos fortes em sua inserção na prática docente. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, como um estudo exploratório e bibliográfico, com o foco na aplicação prática. Foram utilizados estudos publicados entre 2009 e 2019 com relatos de experiências e estudos de caso disponibilizados em diversas bases de dados acessíveis pelo Bibliotec da UTFPR. Parte dos dados coletados aponta que muitos professores têm percebido a necessidade e a importância em inserir tecnologias digitais em suas práticas, bem como mesclar as potencialidades do ensino on-line com as do ensino presencial por meio do ensino híbrido. Constatou-se também que o Google Classroom é uma ferramenta de fácil acesso sem a necessidade de instalação ou uso de servidor dedicado, podendo ser acessado pelo computador ou pelo smartphone como apoio a essa combinação de ensino e tecnologias.
Abstract: Este estudo tem como tema o uso do Google Classroom no ensino médio. O ensinar e o aprender sofrem alterações no novo cenário e as facilidades creditadas ao uso das tecnologias no âmbito educacional fazem com que a escola pública seja pressionada, em meio à pandemia ocasionada pela Covid-19, a inserir em sua estrutura curricular um ambiente virtual de aprendizagem que proponha novos modelos de construção de conhecimento para que o ano letivo não pare. A impossibilidade do ensino presencial abre espaço para novos processos de ensino e de aprendizagem, com outros horários e espaços de estudos, novos procedimentos pedagógicos e uma ressignificação dos envolvidos neste processo, sem deixar de lado o processo de seleção dos novos materiais a serem compartilhados e trabalhados no AVA. Nessa perspectiva, a questão de pesquisa é “De que modo a utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser significativa no processo de efetivação da aprendizagem enquanto apoio ao ensino híbrido?”. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as potencialidades do Google Classroom como apoio ao ensino híbrido, passando aos objetivos específicos de identificar suas funcionalidades, fragilidades, superações e pontos fortes em sua inserção na prática docente. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, como um estudo exploratório e bibliográfico, com o foco na aplicação prática. Foram utilizados estudos publicados entre 2009 e 2019 com relatos de experiências e estudos de caso disponibilizados em diversas bases de dados acessíveis pelo Bibliotec da UTFPR. Parte dos dados coletados aponta que muitos professores têm percebido a necessidade e a importância em inserir tecnologias digitais em suas práticas, bem como mesclar as potencialidades do ensino on-line com as do ensino presencial por meio do ensino híbrido. Constatou-se também que o Google Classroom é uma ferramenta de fácil acesso sem a necessidade de instalação ou uso de servidor dedicado, podendo ser acessado pelo computador ou pelo smartphone como apoio a essa combinação de ensino e tecnologias.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24329
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_21.pdf479,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.