Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGross, Giane Fernanda Schneider-
dc.date.accessioned2021-02-22T23:56:13Z-
dc.date.available2021-02-22T23:56:13Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationGROSS, Giane Fernanda Schneider. Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24363-
dc.descriptionAcompanha: Guia didático metodológico para inserção da Robótica Educacional utilizada como recurso para o Ensino de Matemática nas Escolas Campesinaspt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate relationships between educational robotics and teaching of Mathematics in rural schools, in order to present an integration of the practice that involves educational robotics as a resource for Mathematics teaching in schools in the brazilian countryside. Taking into consideration that the countryside has been growing technologically, which has changed the way its residents work, the School as a place of teaching has as one of its main objectives integrating students’ reality into pedagogical practices. Therefore, by making use of educational robotics as a resource for teaching, the School will be able to provide a different learning environment: a space for simulation, creation, and programming, in which students can relate mathematical contents to agricultural activities when applying these contents to prototype construction. Thus, this study is concerned with answering the following question: what does recent literature say about School practices carried out with the use of educational robotics, within Mathematics teaching in Rural Schools? The research presents an exploratory qualitative methodology, based on the theoretical framework about these three themes: rural education, educational robotics and Mathematics teaching, and based on the exploration of dissertations and theses published in the last ten years that address: a) teaching of Mathematics in rural schools; and b) educational robotics as a resource for teaching of Mathematics. Based on that, we present a categorization of the analyzed studies. The results that were found show possible relations between educational robotics and rural education. In the studies that were analyzed, we verified that practices that contemplate contents involving educational robotics can intensify the teaching of mathematics in rural schools, through teachers’ mediating actions when they involve contextualization with culture, work, and students’ formal and informal knowledge, aiming at an integral formation. As the final product of this research, we developed a methodological didactic guide for the possible insertion of robotics as a practice for teaching of Mathematics in rural schools for high school students, in an attempt to help teachers who wish to explore these possibilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e estudopt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectRobótica - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectRobotics - Educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleCultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de apresentar uma integração da prática que envolve a robótica educacional como recurso para o ensino de Matemática junto às escolas do campo, esta pesquisa investiga relações entre a robótica educacional e o ensino de Matemática nas escolas camponesas. Considerando que o setor agrícola vem crescendo tecnologicamente e alterando as formas de trabalho, a escola camponesa, como local de ensino, tem como um dos principais objetivos integrar a realidade do estudante às práticas pedagógicas. Sendo assim, ao oportunizar a utilização da robótica educacional como recurso para o ensino, seus gestores, professores e estudantes poderão proporcionar um diferente ambiente de aprendizagem; um espaço de simulação, criação e programação, em que, ao aplicarem os conteúdos matemáticos em construções de protótipos, os estudantes podem relacioná-los às atividades agrícolas. Para tanto, esta investigação busca responder a seguinte pergunta: o que diz a literatura recente sobre o uso da robótica educacional no ensino de Matemática em escolas do campo? O trabalho apresenta uma metodologia de cunho qualitativo exploratório, a partir de: a) referencial teórico sobre os temas Educação do Campo, robótica educacional e ensino de Matemática, e b) estudos de dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos que abordam o ensino de Matemática nas escolas do campo e a robótica educacional como recurso para o ensino de Matemática. Os resultados encontrados evidenciam possíveis relações entre a robótica educacional como recurso para o ensino de Matemática na educação camponesa. Verificamos, nos trabalhos analisados, que a partir da ação mediadora dos professores quando envolvem a contextualização com a cultura, o trabalho e os saberes formais e informais dos estudantes, objetivando uma formação integral, as práticas que contemplam os conteúdos envolvendo a robótica educacional podem intensificar o ensino de Matemática nas escolas do campo. Elaboramos como produto final desta pesquisa, um guia didático metodológico para a possível inserção da robótica como prática para o ensino de Matemática nas escolas campesinas para estudantes do Ensino Médio, na busca por auxiliar professores que desejem explorar estas possibilidades didáticas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5225-6484pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4842927068605892pt_BR
dc.contributor.advisor1Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.contributor.referee1Grossi, Luciane-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1435-2643pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2216480733872700pt_BR
dc.contributor.referee2Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.contributor.referee3Kaick, Tamara Simone Van-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2959-5223pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roboticaescolascampomatematica.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
roboticaescolascampomatematica_produto.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons