Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValomim, Juliana do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-02-23T00:01:56Z-
dc.date.available2021-02-23T00:01:56Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationVALOMIM, Juliana do Nascimento. Tecnologias digitais como ferramentas ou metodologias ativas, facilitadoras da aprendizagem significativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24364-
dc.description.abstractParticipation in a classroom in a pleasant, enriching, and stimulating way is the desire of teachers, students, and all those who seek to build collective and meaningful knowledge. Digital technologies can be catalyzing instruments that propitiate the emergence of active and motivated students, besides being a response to the great challenge faced by teachers, educators, and trainers who are concerned with how to provide effective and lasting learning situations. But not always the educator has knowledge about how these tools are and how they can be used, hindering their ability to innovate or work with digital technologies, for lack of knowledge. This research project proposes to elucidate some of the paths of this teacher profile that is in search of new alternatives for the planning of their classes, providing more information for the teacher to critically analyze which digital technologies can be used in presential or virtual classrooms to meet certain objectives and observe what benefits they can bring to all involved. Considering that the teacher needs to reinvent himself with a certain frequency, mainly due to the daily dynamics, it is important to be aware of what possibilities and tools he has at his disposal. Therefore, this work proposes a reflection on how digital technologies can be inserted, administered by the teacher, and evaluated as to their efficiency as facilitating instruments for the development of meaningful learning of their students and how this is challenging, besides proposing some practical action alternatives só that the use of these tools in an assertive and objective way in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.titleTecnologias digitais como ferramentas ou metodologias ativas, facilitadoras da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies as tools or active methodologies, facilitating meaningful learningpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA participação em uma sala de aula de forma prazerosa, enriquecedora e estimulante é o desejo de professores, alunos e de todos aqueles que buscam construir conhecimento coletivo e com significado. As tecnologias digitais podem ser instrumentos catalisadores que propiciem o surgimento de estudantes ativos e motivados, além de ser uma resposta ao grande desafio enfrentado por professores, educadores e treinadores que preocupados em como propiciar situações de aprendizagem efetivas e duradouras. Mas nem sempre o educador tem conhecimento sobre como são essas ferramentas e como elas podem ser utilizadas, dificultando sua habilidade de inovar, ou trabalhar com tecnologias digitais. Este trabalho propõe elucidar alguns dos caminhos deste perfil de professor que está em busca de novas alternativas para o planejamento de suas aulas, proporcionando mais informações para que este analise criticamente quais tecnologias digitais podem ser utilizadas em salas de aula presenciais ou virtuais para atender certos objetivos e observe quais benefícios elas podem trazer para todos os envolvidos. Considerando que o professor precisa se reinventar com uma certa frequência, principalmente devido a dinamicidade cotidiana, é importante que esteja atento a quais possibilidades e ferramentas ele tem a sua disposição. Assim sendo, este trabalho propõe uma reflexão de como as tecnologias digitais podem ser inseridas, administradas pelo professor e avaliadas quanto a sua eficiência como instrumentos facilitadores para desenvolvimento de aprendizagem significativa de seus alunos e como isto é desafiador, além de propor algumas alternativas práticas de ação para que o uso dessas ferramentas de forma assertiva e objetiva em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos-
dc.contributor.referee1Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos-
dc.contributor.referee2Noronha, Robinson Vida-
dc.contributor.referee3Motta, Marcelo Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_29.pdf401,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.