Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24399
Título: Fraudes em Licitações, casos ocorridos no município da Lapa - PR
Autor(es): Camargo, Jhonathan Santos Camargo
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Licitação pública - Lapa (PR)
Fraude
Administração pública
Letting of contracts - Lapa (PR)
Fraud
Public administration
Data do documento: 8-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMARGO, Jhonathan Santos Camargo. Fraudes em Licitações, casos ocorridos no município da Lapa - PR. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática a abordagem sobre fraudes em licitações, tema este que, apesar de estar muito em evidência nas mídias atrelado ao assunto corrupção, de um modo geral, ainda faltam conhecimentos, tanto aos particulares como também para os próprios servidores públicos acerca de como devem ocorrer os procedimentos licitatórios. Durante esta pesquisa vamos apresentar e analisar os princípios gerais que devem nortear a licitação, as modalidades licitatórias existências e as situações em que são cabíveis, os critérios de julgamento do licitante vencedor de que a Administração Pública pode se utilizar, sempre tendo por norte a Lei 8.666/1993, doutrinas de direito administrativo que abordam a temática e demais trabalhos acadêmicos correlatos. Ainda, após superadas essas premissas gerais sobre os procedimentos licitatórios, vamos apresentar, na forma de estudo de caso, suas situações de fraudes em licitações ocorridas na Prefeitura Municipal da Lapa que caracterizaram crimes licitatórios. Apresentaremos os pontos de semelhança e distinção entre tais fraudes, medidas preventivas cautelas a serem tomadas pelos envolvidos nos certames que possam ajudar a minimizar a ocorrência de tais práticas ilícitas, aumentando a fiscalização da atividade administrativa. Para as futuras pesquisas, acreditamos que os aprofundamentos na ampliação deste tema e de discussões mais complexas dos conceitos, das técnicas e das práticas podem auxiliar para uma melhor segurança, transparência e efetividade da atividade administrativa licitatória. Ao final do trabalho será apresentado medidas que podem contribuir para identificação de irregularidades e que previnem a ocorrências de tais práticas de corrupção.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24399
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_23.pdf780,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.