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Título: Efetividade nos serviços prestados pelos órgãos públicos: uso de ferramentas administrativas como forma de alcance da efetividade organizacional
Autor(es): Almeida, Bruna Santos de
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Administração municipal - São José dos Campos (SP)
Administração pública
Gestão da qualidade total na administração pública
Serviço público
Municipal government - São José dos Campos (SP)
Public administration
Total quality management in government
Civil service
Data do documento: 1-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALMEIDA, Bruna Santos. Uso de ferramentas administrativas como forma de alcance da efetividade organizacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: As ferramentas de gestão proporcionam ao administrador conhecimento e controle sobre os processos administrativos, e consequente alcance de efetividade nos resultados, se aliados à análise de ambiente e cenário vivenciados pela organização. O princípio constitucional da eficiência traz como objetivo alcançar melhores resultados na prestação do serviço público. Este trabalho traz uma abordagem teórico conceitual sobre as ferramentas de gestão da qualidade, reformas administrativas, estrutura e modernização do Estado, princípio da eficiência, serviço público e gestão pública. Os desafios enfrentados e a crescente demanda por serviços públicos de qualidade implicam em procurar ferramentas que viabilizem melhores resultados a um custo menor. Considerando a atuação do Estado baseada no princípio da legalidade, foi realizada pesquisa bibliográfica referente à Lei 13.460/2017 e o Decreto 9.094/2017. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo por Bardin de exemplos de boas práticas em gestão pública, em áreas organizacionais distintas, em órgãos públicos de diferentes regiões brasileiras. Foi possível identificar com este estudo que é possível e recomendável a utilização de ferramentas de gestão por órgãos públicos, e os resultados obtidos poderão ser de melhoria na qualidade dos serviços prestados, visão sistêmica, mapeamento dos processos e melhoria dos indicadores de desempenho organizacionais.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24408
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