Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24541
Título: Implementação de um módulo inversor de fonte de tensão trifásico
Título(s) alternativo(s): Implementation of a three phase voltage source inverter module
Autor(es): Scheibe, Fernando
Orientador(es): Oliveira, Alberto Vinicius de
Palavras-chave: Inversores elétricos
Microcontroladores
Conversores de corrente elétrica
Electric inverters
Microcontrollers
Electric current converters
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SCHEIBE, Fernando. Implementação de um módulo inversor de fonte de tensão trifásico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.
Resumo: A sustentabilidade é um tema relevante em todas as áreas das ciências. Como consequência, fontes renováveis tem sido empregadas na geração de energia elétrica. Desta forma, necessita-se de alguns dispositivos para conversão da energia elétrica gerada e gerenciamento do fluxo de potência, tal como circuito inversor. Este trabalho retrata conceitos de inversores trifásicos de fonte de tensão (VSI) e circuitos de acionamento dos inversores para a obtenção de uma saída trifásica do inversor. Ainda foi projetado e implementado um retificador de onda completa com filtro capacitivo para obter uma tensão com baixa ondulação no barramento CC. Utilizando a técnica de chaveamento modulação por largura de pulso (SPWM), programada por meio de um microcontrolador, o módulo inversor foi capaz de gerar uma tensão de 127 VRMS, com uma frequência fundamental de 60 Hz e uma potência de 100W, apresentando um taxa de distorção harmônica de aproximadamente 8,62% e fator de distorção de 1,62%, sem a utilização de um filtro indutivo-capacitivo.
Abstract: Sustainability is a relevant topic on all fields of science. As a consequence, renewable energy resources have become more and more often in the electrical energy generation process. In this context, there is a need for electrical energy conversion and power flow flux managing devices, such as the inverter. This paper study covers a covered three-phase inverters (VSI) concepts and inverter actuation circuits with the intent of achieving a three-phase output at the inverter. In addition, a full-wave rectifier with a capacitive filter was designed and implemented, so that it was possible to achieve a output voltage with no ripple effect at the DC bus. Based on the switching technique using Senoidal Pulse-Width Modulation (SPWM) - designed and implemented through a microcontroller -, the inverter was able to produce a voltage of 127 VRMS, with a fundamental frequency of 60 Hz and a power output of 100W, with a harmonic distortion rate of approximately 8,62% and distortion factor 1,62%, without the use of a inductive-capacitive filter.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24541
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inversorfontetensaotrifasico.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.