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Título: Design participativo que importa: um caminho possível para a promoção da autonomia em projetos de letramento digital
Título(s) alternativo(s): Participatory design that matters: a possible way to promote autonomy in digital literacy projects
Autor(es): Santos, Michelle Regina Alves dos
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Design participativo (design do sistema)
Ciências - Estudo e ensino
Letramento digital
Tecnologia
Professores - Formação
Participatory design (System design)
Science - Study and teaching
Computer literacy
Tecnology
Teachers, Training of
Data do documento: 12-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Michelle Regina Alves dos. Design participativo que importa: um caminho possível para a promoção da autonomia em projetos de letramento digital. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade apontam para uma nova imagem da ciência e da tecnologia, na qual se deve levar em conta o seu contexto social, em um cenário em que os cidadãos sejam capazes de tomar suas próprias decisões no que diz respeito à escolha e ao uso de tecnologias. Da mesma forma, o Design Participativo é uma abordagem que proporciona às pessoas a oportunidade e os meios para tomar decisões em relação a inserção de tecnologias que podem ter desdobramentos em seus ambientes. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o Design Participativo e suas práticas podem contribuir para a autonomia dos atores envolvidos em projetos de informática na educação em comunidades. A pesquisa ocorreu a partir de um projeto de extensão universitária – uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e o Lar dos Meninos de São Luiz. Esse projeto de extensão envolveu reuniões de planejamento e compartilhamento, atividades com a comunidade e oficinas para o letramento digital. Então, o problema desta pesquisa foi o de como contribuir de maneira duradoura na construção de uma parceria que considere a autonomia das professoras e gestores do Lar dos Meninos de São Luiz. Esta pesquisa qualitativa foi composta por uma etapa de Pesquisa Bibliográfica, que contou com uma revisão teórica, com referências das áreas de pesquisa dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e do Design Participativo – e com mapeamentos bibliográficos, que revelaram o estado da arte de temas relevantes para a pesquisa – letramento digital dos professores/professoras do ensino básico no Brasil, estudos com Design Participativo aplicado à educação no Brasil e o papel desempenhado pelos professores/professoras em práticas participativas em ambientes educacionais no contexto brasileiro. E contou também com uma etapa de Estudo de Campo, realizada a partir da Coleta de Dados dentro do Lar dos Meninos de São Luiz, por meio da Observação Participante. Foram observadas reuniões de planejamento e compartilhamento e oficinas para o letramento digital da equipe pedagógica do Lar dos Meninos de São Luiz, dentro do projeto de extensão abordado, envolvendo membros da coordenação e da equipe pedagógica do Lar dos Meninos de São Luiz e alunos e professores do PPGTE, no ano de 2019. Os dados, coletados por meio de Notas de Campo e atas, foram interpretados a partir da Análise Qualitativa de Conteúdo, e os resultados apontaram para a relevância dos processos de capacitação dos atores envolvidos em projetos, para a necessidade de promover espaços democráticos para debates, bem como para a importância da participação da comunidade nos processos de decisão, uma vez que a participação da comunidade pode contribuir para a identificação das suas demandas e fomentar sua autonomia.
Abstract: Studies in Science, Technology and Society point to a new image of science and technology, in which its social context must be taken into account, in a scenario in which citizens are able to make their own decisions regarding the choice and the use of technologies. Likewise, Participatory Design is an approach that provides people with the opportunity and the means to make decisions regarding the insertion of technologies that may have consequences in their environments. The general objective of this research was to analyze how Participatory Design and its practices can contribute to the autonomy of the actors involved in informatics in education projects in communities. The research took place in an university extension project – a partnership between the Porst Graduate Program in Technology and Society, of the Federal Technological University of Paraná, and the Lar dos Meninos de São Luiz. This extension project involved planning and sharing meetings, activities with the community and workshops for digital literacy. So, the problem of this research was how to contribute in a lasting way in the construction of a partnership that considers the autonomy of the teachers and managers of Lar dos Meninos de São Luiz. This qualitative research was composed of a stage of Bibliographic Research, which included a theoretical review, with references from the research areas of studies in Science, Technology and Society and Participatory Design – and with bibliographic mappings, which revealed the state of the art of relevant topics for research – digital literacy of primary school teachers in Brazil, studies with Participatory Design applied to education in Brazil and the role played by teachers in participatory practices in educational environments in the Brazilian context. And it also had a field study stage, carried out from the Data Collection inside the Lar dos Meninos de São Luiz, through Participant Observation. Planning and sharing meetings and workshops for the digital literacy of the Lar dos Meninos de São Luiz pedagogical team were observed, within the extension project addressed, involving members of the coordination and pedagogical team of the Lar dos Meninos de São Luiz and students and teachers of PPGTE, in the year 2019. The data, collected through Field Notes and minutes, were interpreted from the Qualitative Content Analysis, and the results pointed to the relevance of the training processes of the actors involved in projects, to the need to promote democratic spaces. For debates, as well as for the importance of community participation in decision-making processes, since community participation can contribute to the identification of their demands and promote their autonomy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24661
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