Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatuszak, Alexandra Ramos-
dc.date.accessioned2021-04-07T13:54:22Z-
dc.date.available2021-04-07T13:54:22Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationMATUSZAK, Alexandra Ramos. Práticas lean construction: investigação do ensino nos cursos de graduação em engenharia civil. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24672-
dc.description.abstractLean Thinking is a set of principles and tools that seeks to reduce or eliminate activities that do not add value to the production processes of a physical good or provide aservice and can be widely used in all manufacturing systems. Lean Construction is the version of Lean Thinking for the Civil Construction sector, a segment of significant socioeconomic impact, and increasingly seeks qualified professionals to optimize production and increase its quality. The market considers differential professionals who have in their curriculum knowledge about Lean Construction to supply this demand. Thus, this dissertation aimed to investigate the insertion and the methodologies used inthe teaching of Lean Construction practices in undergraduate courses in Civil Engineering at a public educational institution in Paraná. The methodology used consisted of the following steps: a literature review to identify the primary practices of Lean Construction and to support the development of the research instruments; a semi-structured interview for the course coordinators and a research instrument for the professors with fifteen questions, structured in three sessions: knowledge about Lean Construction; methods, tools, and techniques used in Lean Construction; teaching/learning methodologies. The teachers' instrument was previously validated by experts with experience in teaching Civil Engineering and Lean Construction. The research was conducted ina Higher Education institution that offers the Civil Engineering course on six campuses. The main results obtained are that there are Lean Construction contents in all campuses, especially in the disciplines of Construction Management and Quality in CivilConstruction. Among the Lean practices listed, the respondents most taught were 5s Methodology, Kanban System, and Layout. From the Lean Construction perspective, teachers practice and teach the most is BIM -Building Information Model. Regarding the teaching methodologies used to teach the contents of Lean Construction, it was observed that 62.5% of teachers teach with conventional methodologies, such as blackboard, multimedia projector, and classroom activities; 56.3% use active methodologies such as PBL(Problem Based Learning) and flipped classroom, 43.8% indicate the realization of applied projects to work the contents of Lean Construction, 31.3% perform practical work in partnership with constructioncompanies, 25% use simulation games.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectProduction managementpt_BR
dc.titlePráticas lean construction: investigação do ensino nos cursos de graduação em engenharia civilpt_BR
dc.title.alternativeLean construction practices: investigating education in graduation courses in civil engineeringpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Lean Thinkingé um conjunto de princípios e ferramentas que busca reduzirou eliminar atividades que não agregam valor aos processos de produção de um bem físico ou da prestação de um serviço e pode ser amplamente usado em todos os sistemas produtivos. O Lean Constructioné a versão do Lean Thinkingpara o setor da Construção Civil, o qual é um segmento de grande impacto socioeconômico, e cada vez mais procura por profissionais qualificados com o intuito de otimizar a produção e aumentar a qualidade do produto ofertado aos seus clientes. Para suprir essa demanda o mercado considera como diferencial profissionais que tenham em seu currículo conhecimentos sobre Lean Construction. Deste modo, a presente dissertação apresentou como objetivo investigar a inserção e as metodologias utilizadas no ensino das práticas do Lean Constructionnos cursos de graduação em Engenharia Civil, de uma instituição de ensino pública do estado do Paraná. A metodologia utilizada consistiu das seguintes etapas: uma revisão de literatura para identificar as principais práticas do Lean Construction e dar suporte a elaboração dos instrumentos de pesquisa; uma entrevista semiestruturada destinada aos coordenadores de curso e um instrumento de pesquisa destinado aos professores com quinze questões, estruturado em três sessões: conhecimento sobre Lean Construction; métodos, ferramentas e técnicas utilizadas no Lean Construction; metodologias de ensino/aprendizagem. O instrumento destinado aos professores foi validado previamente por especialistas com experiência em ensino de Engenharia Civil e em Lean Construction.A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior que oferta o curso de Engenharia Civil em seis câmpuse os principais resultados obtidos são, que existem conteúdos Lean Constructionem disciplinas de todos os câmpus, principalmente nas disciplinas de Gerenciamento de Obras e Qualidade na Construção Civil. Dentre as práticas Lean listadas as mais ensinadas pelos respondentes foram: Metodologia 5s, Sistema Kanbane Arranjo físico. Sob a perspectiva Lean Construction, a prática que os docentes mais conhecem e ensinam é o BIM –Building Information Model. Em relaçãoas metodologias de ensino utilizadas no ensino dos conteúdos do Lean Constructionfoi observado que 62,5% dos professores ministram aulas com metodologias convencionais, tais como: lousa, projetor multimidia e atividades em sala; 56,3% utilizam metodologias ativas como, PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas)e sala de aula invertida, 43,8% indicam a realização de projetos aplicadospara trabalhar os conteúdos do Lean Construction, 31,3% realizam trabalhos práticos em parceria com empresas construtoras, 25% usam jogos de simulação.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3823-3710pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740700457957279pt_BR
dc.contributor.advisor1Setti, Dalmarino-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5311-6259pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3289672254307554pt_BR
dc.contributor.referee1Setti, Dalmarino-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5311-6259pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3289672254307554pt_BR
dc.contributor.referee2Tortorella, Guilherme Luz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5104953457585951pt_BR
dc.contributor.referee3Trentin, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2882-926Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8940960377863705pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leanconstructionensinograduacao.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.