Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24681
Título: Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia
Título(s) alternativo(s): Subjective senses of the choice for higher technology courses
Autor(es): Cordova, Renata Pereira de
Orientador(es): Dias, Maria Sara de Lima
Palavras-chave: Tecnólogos
Ensino profissional
Interesse profissional
Subjetividade
Orientação educacional no ensino profissional
Ensino superior
Technologists
Professional education
Vocational interests
Subjectivity
Personnel service in vocational education
Education, Higher
Data do documento: 23-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDOVA, Renata Pereira de. Sentidos subjetivos da escolha por cursos superiores de tecnologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As transformações tecnológicas e científicas interferem no mercado de trabalho em uma constância de mudanças que alteram as características da própria sociedade e da relação entre educação e trabalho. Atualmente, é importante refletir sobre a questão da escolha profissional que se situa dentro de um mercado de trabalho permeado pela instabilidade e volatilidade. Nesse cenário de competitividade e mudanças constantes, os estudantes precisam decidir constantemente o seu direcionamento de carreira. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos subjetivos atribuídos por estudantes para a escolha por Cursos Superiores de Tecnologia. Opção de formação também conhecida como Tecnólogo, que no período de 2008 a 2018 aumentou em 102,9%, de 354.713 para 719.569, o número de ingressantes, que se apresenta como uma possibilidade de aceleração no processo de formação, de acesso mais fácil para as classes menos privilegiadas e supostamente facilitador do desenvolvimento de competências específicas para atender às exigências do mercado de trabalho. A duração do processo formativo é em torno de dois anos e o foco de formação está na profissionalização. Desenvolveu-se uma discussão teórica sobre a questão da escolha profissional com base no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principal direcionador o pensamento de Vigotsky (1991a, 1991b, 1992, 1995, 1999, 2000, 2001) assim como na Teoria da Subjetividade de González Rey (2003, 2005, 2010, 2012). A metodologia segue os preceitos da Epistemologia Qualitativa de González Rey e a análise do material produzido foi realizada por meio da apreensão da configuração dos sentidos subjetivos relacionados à escolha profissional. Foi realizado levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e aplicação do instrumento frases incompletas em quatro estudantes dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Pinhais-PR. Destaque-se a necessidade de adaptações nos procedimentos da pesquisa, sendo que as entrevistas semiestruturadas foram realizadas de forma virtual, devido às condições de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. Como resultados se observou que: a configuração dos sentidos subjetivos das escolhas profissionais foram permeados por aspectos educacionais, familiares, econômicos e ideológicos; Nota-se a predominância da ideologia neoliberal nos processos decisórios, onde o sujeito é direcionado à se adaptar às necessidades de qualificação do próprio mercado de trabalho, demonstrando menor consciência de suas reais (im)possibilidades. A proposta é repensar o processo educacional desses jovens, com investimento em estratégias de formação integral, assim como a implementação de práticas de orientação e planejamento de carreira centradas em vivências que favoreçam o pensar crítico e articulação de escolhas mais conscientes.
Abstract: As transformações tecnológicas e científicas interferem no mercado de trabalho em uma constância de mudanças que alteram as características da própria sociedade e da relação entre educação e trabalho. Atualmente, é importante refletir sobre a questão da escolha profissional que se situa dentro de um mercado de trabalho permeado pela instabilidade e volatilidade. Nesse cenário de competitividade e mudanças constantes, os estudantes precisam decidir constantemente o seu direcionamento de carreira. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos subjetivos atribuídos por estudantes para a escolha por Cursos Superiores de Tecnologia. Opção de formação também conhecida como Tecnólogo, que no período de 2008 a 2018 aumentou em 102,9%, de 354.713 para 719.569, o número de ingressantes, que se apresenta como uma possibilidade de aceleração no processo de formação, de acesso mais fácil para as classes menos privilegiadas e supostamente facilitador do desenvolvimento de competências específicas para atender às exigências do mercado de trabalho. A duração do processo formativo é em torno de dois anos e o foco de formação está na profissionalização. Desenvolveu-se uma discussão teórica sobre a questão da escolha profissional com base no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principal direcionador o pensamento de Vigotsky (1991a, 1991b, 1992, 1995, 1999, 2000, 2001) assim como na Teoria da Subjetividade de González Rey (2003, 2005, 2010, 2012). A metodologia segue os preceitos da Epistemologia Qualitativa de González Rey e a análise do material produzido foi realizada por meio da apreensão da configuração dos sentidos subjetivos relacionados à escolha profissional. Foi realizado levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e aplicação do instrumento frases incompletas em quatro estudantes dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Pinhais-PR. Destaque-se a necessidade de adaptações nos procedimentos da pesquisa, sendo que as entrevistas semiestruturadas foram realizadas de forma virtual, devido às condições de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. Como resultados se observou que: a configuração dos sentidos subjetivos das escolhas profissionais foram permeados por aspectos educacionais, familiares, econômicos e ideológicos; Nota-se a predominância da ideologia neoliberal nos processos decisórios, onde o sujeito é direcionado à se adaptar às necessidades de qualificação do próprio mercado de trabalho, demonstrando menor consciência de suas reais (im)possibilidades. A proposta é repensar o processo educacional desses jovens, com investimento em estratégias de formação integral, assim como a implementação de práticas de orientação e planejamento de carreira centradas em vivências que favoreçam o pensar crítico e articulação de escolhas mais conscientes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24681
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
escolhacursossuperiorestecnologia.pdf4,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons