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Título: Literatura eletrônica: análise e sugestão de atividades com as obras literárias digitais no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Electronic Literature: analysis and suggested activities with digital literary works in the Elementary School II
Autor(es): Chimenes, Edna Gamboa
Orientador(es): Matsuda, Alice Atsuko
Palavras-chave: Literatura eletrônica
Leitores - Formação
Linguagem literária
Leitura
Literatura e tecnologia
Intermidialidade
Electronics literature
Reader - Formation
Literary language
Reading
Literature and technology
Intermediality
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHIMENES, Edna Gamboa. Literatura eletrônica: análise e sugestão de atividades com as obras literárias digitais no ensino fundamental II. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Em um contexto em que a tecnologia se faz presente, cada vez mais, nas atividades e configuração social, a prática textual vai sendo pressionada a fazer parte deste contexto, pois se trata de uma área em que os novos leitores precisam de estímulo e conhecimentos relacionados para a construção do saber ou para a compreensão da obra. Surge, também, a necessidade de uma reflexão acerca das definições dos tipos de leitores, apresentada por Santaella (2004, 2013), para auxiliar na compreensão de diferentes linguagens e interação entre os elementos dos textos eletrônicos. Assim, este trabalho busca extrair as principais características da literatura digital, a partir de uma análise qualitativa de cunho interpretativo, utilizando como objeto oito obras literárias digitais, do site Literatura Digital, organizado pelo Marcelo Spalding. O objetivo é analisar a (re)configuração da linguagem literária, observando, nas oito obras digitais selecionadas (Um estudo em vermelho, Enigma, Terminal, O jogo do gato poeta, Labirintos Sazonais, Hiperlendas Mato-Grossenses, Eu no comando e Ciberpoesia), a construção estética utilizada, sugerindo uma prática de leitura, direcionada aos alunos do Ensino Fundamental II, que empregue essas obras, a partir da Perspectiva Rizomática pensada por Sílvio Gallo (2008). Segundo Deleuze e Guattari (2004, p. 15), apontam que “as multiplicidades são rizomáticas e denunciam as pseudomultiplicidades arborescentes. Inexistência, pois, de unidade que sirva de pivô no objeto ou que se divida no sujeito”. O embasamento teórico está fundamentado na apresentação e consideração da relação entre literatura e tecnologia, na comparação e análise do digital e do digitalizado, além da definição e possibilidades de intermidialidade, chegando às ferramentas que caracterizam, efetivamente, a literatura digital, a partir dos conceitos apresentados por Lévy (1998), Hayles (2009), Santaella (2004, 2013), Gallo (2008), entre outros. O estudo considera que diferentes obras fazem o uso de determinados elementos como compositores da construção do enredo, ampliando e trazendo outros elementos para a leitura e interpretação do texto, de acordo com o objetivo que é traçado para cada uma delas.
Abstract: In a context in which technology is increasingly present in activities and social configuration, textual practice is being pressured to be part of this context, as it is an area where new readers need encouragement and knowledge related to the construction of knowledge or to the understanding of the work. There is also the need for a reflection on the definitions of the types of readers, presented by Santaella (2004, 2013), to assist in the understanding of different languages and interaction between the elements of electronic texts. Thus, this work seeks to extract the main characteristics of digital literature, from a qualitative analysis of an interpretative nature, using as object eight digital literary works, from the Digital Literature website, organized by Marcelo Spalding. The objective is to analyze the (re) configuration of the literary language, observing, in the eight selected digital works (A study in red, Enigma, Terminal, The game of the poet cat, Seasonal Labyrinths, Hyperlendas Mato-Grossenses, Me in command and Ciberpoesia), the aesthetic construction used, suggesting a reading practice, directed to the students of Elementary School II, that uses these works, from the Rhizomatic Perspective thought by Sílvio Gallo (2008). According to Deleuze and Guattari (2004, p. 15), they point out that “multiplicities are rhizomatic and denounce arborescent pseudomultiplicities. Therefore, there is no unity that serves as a pivot in the object or that divides in the subject”. The theoretical basis is based on the presentation and consideration of the relationship between literature and technology, in the comparison and analysis of the digital and the digitized, in addition to the definition and possibilities of intermidiality, reaching the tools that effectively characterize the digital literature, from the concepts presented by Lévy (1998), Hayles (2009), Santaella (2004, 2013), Gallo (2008), among others. The study considers that different works make use of certain elements as composers of the construction of the plot, expanding and bringing other elements for the reading and interpretation of the text, according to the objective that is outlined for each one of them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24686
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