Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24772
Título: Botânica na educação infantil: sequência didática com espécies frutíferas
Título(s) alternativo(s): Botany in early childhood education: didactic sequence with fruit species
Autor(es): Martins, Camila Cristiane Maciel
Orientador(es): Estevan, Daniela Aparecida
Palavras-chave: Botânica
Educação
Plantas
Botany
Education
Plants
Data do documento: 28-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MARTINS, Camila Cristiane Maciel. Botânica na educação infantil: sequência didática com espécies frutíferas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Neste trabalho apresenta-se a proposta de uma sequência didática com espécies frutíferas a fim de inserir a botânica na Educação Infantil de forma significativa através de experiências concretas. Objetiva-se propor uma sequência didática, e a partir da aplicação dessa ampliar o repertório de conhecimento das crianças sobre o ambiente natural, promover a aproximação com a flora, incentivar o apreço e o cuidado, e também contribuir com a redução da cegueira botânica. A sequência de atividades fundamenta-se nas características inerentes a essa etapa da educação preconizada pelos documentos normativos e descritas por autores da área. A sequência didática, resultado deste estudo, compõe-se de cinco etapas: na primeira etapa há apresentação da temática através de cantigas e ilustração coletiva das etapas; na segunda etapa objetiva-se o levantamento dos conhecimentos prévios, apresenta-se uma música sobre o tema e há realização de roda de conversa e registro desses conhecimentos; na terceira etapa objetiva-se a construção do conhecimento em parceria com as famílias, são solicitadas frutas e pequenas pesquisas, que são observadas e lidas na roda; na quarta etapa objetiva-se promover ampliação do conhecimento, com propostas de desenho para registro das observações, observação do interior das frutas e produção de uma salada de frutas, observação de imagens de plantas frutíferas e incentivo para observação das plantas do entorno das crianças, proposta de coleta de folhas para observação e construção de um jogo da memória e preparo de tintas vegetais; na quinta etapa há avaliação do percurso através da observação dos registros produzidos durante o percurso e confecção de um painel para socialização dos registros. Considerando-se as características dessa sequência, conclui-se ser possível inserir a botânica na Educação Infantil, empregando a ludicidade e as múltiplas linguagens utilizadas pela criança, garantindo os direitos de desenvolvimento e aprendizagem, sem antecipar conteúdo das etapas seguintes. Diante do período atual de suspensão das aulas, a sequência didática, não foi aplicada, portanto, apresentou-se os resultados esperados, baseados na fundamentação teórica, nos autores citados na discussão e em estudos similares.
Abstract: This work presents the proposal of a didactic sequence with fruit species in order to insert botany in Early Childhood Education in a meaningful way through concrete experiences. The objective is to propose a didactic sequence, and from the application of this to expand the repertoire of knowledge of children about the natural environment, promote the approximation with flora, encourage appreciation and care, and also contribute to the reduction of botanical blindness. The sequence of activities is based on the characteristics inherent to this stage of education recommended by the normative documents and described by authors in the field. The didactic sequence, the result of this study, consists of five stages: in the first stage there is a presentation of the theme through songs and collective illustration of the stages; in the second stage, the objective is to survey previous knowledge, a song is presented on the subject and there is a conversation and recording of this knowledge; in the third stage, the objective is to build knowledge in partnership with families, fruit and small surveys are requested, which are observed and read in the circle; in the fourth stage, the objective is to promote the expansion of knowledge, with design proposals for recording observations, observing the interior of the fruits and producing a fruit salad, observing images of fruit plants and encouraging observation of the plants around the children, proposal to collect leaves for observation and construction of a memory game and preparation of vegetable inks; in the fifth stage there is an evaluation of the route through the observation of the records produced during the route and the creation of a panel for socializing the records. Considering the characteristics of this sequence, it is concluded that it is possible to insert botany in Early Childhood Education, using playfulness and the multiple languages used by the child, guaranteeing the rights of development and learning, without anticipating the content of the following steps. In view of the current period of suspension of classes, the didactic sequence was not applied, therefore, the expected results were presented, based on the theoretical foundation, in the authors cited in the discussion and in similar studies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24772
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_8.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.