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Título: O fechamento da Escola Municipal Rural João José Ribeiro do município de Reserva do Iguaçu - PR
Título(s) alternativo(s): The closing from Municipal Rural School João José Ribeiro from Reserva do Iguaçu - PR
Autor(es): Santos, Rosa Thairine dos
Orientador(es): Turmena, Leandro
Palavras-chave: Tipos de assentamento agrário
Política pública
Educação rural
Land settlement patterns
Public policy
Education, Rural
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SANTOS, Rosa Thairine dos. O fechamento da Escola Municipal Rural João José Ribeiro no município de Reserva do Iguaçu - PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: A escola é um lugar de encontro com o novo, de acesso a ciência e de preparo dos indivíduos para a sociedade, visto que ela, enquanto instituição social, é reflexo da estrutura econômica dominante, a qual, reflete diretamente, na cultura, nos valores, nos anseios, logo na perspectiva da sociedade. Assim, a escola se faz necessária na vida de todos os sujeitos, sejam eles indígenas, quilombolas, camponeses, negros, refugiados, ribeirinhos, acampados e assentados de reforma agrária. Portanto a seguinte pesquisa busca investigar, como se deu o processo de fechamento da Escola Rural Municipal João José Ribeiro do município de Reserva do Iguaçu, Paraná. Logo, a influência que as mudanças sociais, exerceram nesse processo, buscando entender as dificuldades que muitas escolas do campo enfrentam todos os dias para se manterem ativas diante do alto índice de escolas do campo que vem sendo fechadas no Brasil. Primeiramente foi discorrido sobre a Educação do Campo, sua perspectiva histórica, com seus aspectos teóricos e legais, em seguida problematizamos o índice de fechamento das escolas do campo no Brasil, com ênfase no Estado do Paraná. No entanto o estudo demonstrou que as mudanças estruturais pelas quais, o campo vem passando, devido a modernização da agricultura e avanço do agronegócio, exerceram forte influência no processo de fechamento da escola.
Abstract: The school is a place of appointment with a new, of access and prepare of individuals for the Society, since it while, social intitution, is reflex of economic structure dominant, which directly reflects, in culture, in the values, in yearings, from foom soon the perspective of Society. Also, the school is necessary, in life of all the individuals, they can be: indigenous, quimlombolas, peasants, black people, refugees, riversides, campers and land reform settlers. As well a the nex following search, seeks to investigate, how the process occurred of closing of Municipal Rural School João Ribeiro from Reserva do Iguaçu, Parana. Therefore, the influence that the social changes, exerte in this process, seeking to understand the difficulty that so many rural schools, face every day,to stay active facing the high index of rural closing schools from Brazil, to emphasis on the State of Parana. Pusuant to, the study showd off that the structural changes by which, the field has been passing, because the modernization of agriculture and Agribusiness advance, exerted a Strong influence in the processo closing fro of chosing the schools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24807
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