Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24811
Título: O uso do cinema como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na educação básica
Título(s) alternativo(s): The use of cinema as an tool in the process of teaching and learning in basic education
Autor(es): Ywassa, Fernanda Yurico Trindade
Orientador(es): Turmena, Leandro
Palavras-chave: Ensino
Cinema
Aprendizagem
Teaching
Motion pictures
Learning
Data do documento: 17-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: YWASSA, Fernanda Yuriko Trindade. O uso do cinema como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais de Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Vivendo em um mundo contemporâneo tomado pela era digital e por uma geração extremamente tecnológica, educadores têm sido desafiados a encontrar novas formas para ensinar seus alunos, afim de efetivar o aprendizado em sala. Visto que, a escola já não pode mais se ater a um ensino tradicional e estático e na busca de despertar o interesse dos alunos para o aprendizado, os recursos audiovisuais podem ser uma boa alternativa para tornar uma aula diferente e prazerosa atrelada ao conteúdo programático. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo, abordar o cinema como um recurso didático para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem, trazendo para o âmbito escolar, uma ferramenta de trabalho para professores e uma linguagem de fácil compreensão para alunos, o que pode tornar o ensino eficiente e a aprendizagem facilitada. Após a realização de levantamento bibliográfico, foram utilizados os filmes - "Nenhum a Menos" e "Escritores da Liberdade" como instrumento de análise e, posteriormente, a partir deles, foram elaborados dois planos de aulas direcionados para alunos do ensino fundamental I e II nas disciplinas de história, geografia e língua portuguesa. Neste sentido, consideramos que, se usado de forma organizada e coerente com os conteúdos do currículo escolar, o cinema pode sim, ser um instrumento positivo e eficiente no processo educativo, trazendo muitas vantagens para o ensino dentro e fora do âmbito escolar.
Abstract: Living in a contemporary world taken by the digital age and an extremely technological generation, educators have been challenged to find new ways to teach their students in order to make classroom learning effective. Since the school can no longer stick to a traditional and static teaching and in the search to awaken students' interest in learning, audiovisual resources can be a good alternative to make a different and enjoyable class linked to the program content. Therefore, this work aims to approach cinema as a didactic resource to be used in the teaching and learning process, bringing to the school environment, a working tool for teachers and an easyto-understand language for students, which can make teaching efficient and learning easier. After the bibliographic survey, the films "Nenhum a Menos" and "Escritores da Liberdade" were used as an instrument of analysis and, later on, from them, two lesson plans were elaborated directed to elementary school students I and II in the subjects of history, geography and Portuguese language. In this sense, we consider that, if used in an organized and coherent way with the contents of the school curriculum, cinema can be a positive and efficient instrument in the educational process, bringing many advantages to teaching inside and outside the school environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24811
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_18.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.