Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24903
Título: Desempenho acadêmico e absenteísmo: relações e consequências em uma universidade pública
Título(s) alternativo(s): Academic performance and absenteeism: relationships and consequences in a public university
Autor(es): Luz, Marcio Antonio da
Brittos, Mauro de
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Evasão escolar
Administração pública
Rendimento escolar
Desempenho - Análise
Dropouts
Public administration
Academic achievement
Performance - Analysis
Data do documento: 30-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LUZ, Marcio Antonio da; BRITTOS, Mauro de. Desempenho acadêmico e absenteísmo: relações e consequências em uma Universidade Pública. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Desempenho acadêmico tem como objetivo demonstrar o percentual de conhecimento assimilado pelo aluno no decorrer de sua vida acadêmica. É o ato de executar atividades acadêmicas, que devem ser avaliadas conforme seu rendimento, nível de habilidade e eficiência. Existem variáveis como o absenteísmo que podem influenciar no rendimento dos acadêmicos. O absenteísmo é muitas vezes classificado pelo senso comum como simplesmente “faltar às aulas”, mas pode ser caracterizada de outras formas, como estar presente fisicamente na sala de aula, e o aluno não participar das atividades realizadas e não prestar atenção no conteúdo ministrado pelo professor. Nesse contexto o presente estudo, teve como objetivo analisar as relações entre o absenteísmo e o desempenho acadêmico, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Essa pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem quantitativa e se enquadra como tipo survey. Foi utilizado como instrumento de coleta de pesquisa um questionário elaborado pelos autores do estudo, obtendo-se 140 respostas válidas. Os resultados do estudo indicam que fatores profissionais, cansaço após um dia de trabalho e saúde são os principais motivos dos alunos faltarem as aulas; já os fatores cansaço, tédio, redes sociais e fazer atividades de outras disciplinas são os principais motivos para não prestar atenção ou participar das aulas. O estudo indicou também que alunos que costumam faltar as aulas possuem um coeficiente de rendimento menor, além dos acadêmicos do sexo feminino possuírem uma média de coeficiente de rendimento superior aos do sexo masculino. Os principais meios utilizados para repor o conteúdo ministrado são as anotações dos colegas, mídias digitais e outros meios diversos. Nesse contexto os resultados do estudo podem ser utilizados pela instituição para a melhoria das metodologias de ensino assim como base para outros estudos relacionados ao assunto em outras instituições e regiões do país.
Abstract: The academic performance has as its goal to demonstrate the percent of knowledge assimilated by the students during their academic life. It is the act of executing academic activities, who must be evaluated according to his yield, level of ability and efficiency. There are variables, as absenteeism, that can influence the academics yield. The absenteeism is classified, in multiple cases, by common sense, as simply “skip classes”, but it can be categorized in other forms, as in being physically present in class but not be part of the activities and to not pay attention in the content given by the professor. In this context, this study had as its goal to analyze the correlation between absenteeism and academic performance in the administration and accountancy courses from UTFPR – Pato Branco Campus. This research is exploratory, with quantitative approach, and it fits as a survey. It was used as research collection instrument a quiz elaborated by the authors of this study, gathering 140 valid answers. The results of this study shows that professional factors, fatigue after a day working and health are the main reasons for students to skip class and the fatigue, boredom, social platforms and to do activities from other disciplines are the primary reason to not pay attention or participate in class. The study also shows that students who are used to skip classes more regularly have a smaller yield coefficient, female students, have a higher yield coefficient in average, and the accountancy course also has a higher yield coefficient in average. The favorite ways to replace the ministered content is by getting the content through colleagues, digital media and other means. In this context, the results gathered in this study can be used by the institution to improve the teaching methodologies, and it also can be used as a base to other related studies from other institutions and regions from the country.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24903
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COCTB_2019_2_09.pdf867,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.