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Título: A nossa responsabilidade é muito grande...: linguagem, representações e formação de docentes no sudoeste paranaense
Título(s) alternativo(s): Our responsibility is too big...: language, representations and teachers education in south-west of Paraná
Autor(es): Ferrari, Dener Gabriel
Orientador(es): Santos, Márcia Andréa dos
Palavras-chave: Professores - Formação
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Estruturalismo
Teachers, Training of
Portuguese language - Study and teaching
Structuralism
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERRARI, Dener Gabriel. A nossa responsabilidade é muito grande...: linguagem, representações e formação de docentes no sudoeste paranaense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Há algumas pesquisas conduzidas no sudoeste do Paraná sobre as representações de professores de Língua Portuguesa acerca da língua(gem) e seu ensino (SANTOS, 2010; KESSLER, 2015; CLEIN, 2018, entre outros). No entanto, poucas são aquelas voltadas aos professores em processo de formação e mais raras ainda aquelas que discutem isso no nível técnico. Assim, dada a lacuna de pesquisas acadêmicas observada, objetivamos, neste estudo monográfico, identificar as representações de língua(gem) e ensino de língua portuguesa de uma professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa atuante no curso de formação de docentes em nível técnico ofertado pela Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Para tanto, assumimos uma posição de pesquisa qualitativa (GIL, 2008) e privilegiamos o estudo de caso etnográfico (ERICKSON, 2001; ANDRÉ, 2005). O corpus analítico que aqui apresentamos foi gerado a partir de três fontes distintas: da aplicação de questionário, da gravação em áudio de oito horas/aula e de anotações realizadas em diário de campo. As contribuições teóricas para a análise linguístico-discursiva dos dados provêm das áreas da Linguística (SOARES, 2004; ROJO, 2008; ORLANDI, 2011; entre outros), dos Estudos Culturais (HALL,1997; BHABHA,1998; WOODWARD, 2012; HALL; 2016), do Materialismo Histórico (ALTHUSSER, 1970; CHAUÍ, 1980) e da Educação (LIBÂNEO, 2012a;2012b). O resultado das análises mostra que a professora participante assume inúmeras posições teóricas diante da linguagem, do ensino de língua portuguesa e da formação de professores, que, às vezes, não condizem com as posições defendidas pelos documentos orientadores do trabalho docente (BRASIL, 1998; 2016; PARANÁ, 2008; 2014). Em outras palavras, os resultados que aqui obtivemos, assim como os resultados obtidos por Clein (2018), nos permitem concluir que o professor na contemporaneidade é um sujeito afetado por inúmeros aspectos e que se encontra em um entre-lugar (BHABHA, 1998). Esperamos que os resultados obtidos por esta pesquisa contribuam para: i) a reflexão de professores da rede pública de ensino (tanto para a professora participante quanto para outros docentes de línguas); ii) futuras pesquisas de Linguística Aplicada conduzidas no Sudoeste do Paraná; e iii) possíveis futuras reformulações do curso que aqui analisamos.
Abstract: Some studies on Portuguese language teachers‘ representations about language and its teaching have been conducted in south-west Paraná (SANTOS, 2010; KESSLER, 2015; CLEIN, 2018, among others). However, few are those which aimed at with in-service teachers and even rarer those which discuss this at the vocational level. Thus, given the gap observed in academic research, we aim, in this monographic study, to identify a Portuguese Language Methodology teacher‘s representations on language and Portuguese language teaching who acts in a teacher technical course offered at the vocational level by the Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Therefore, we assume a qualitative research position (GIL, 2008) and privilege the ethnographic case study (ERICKSON, 2001; ANDRÉ, 2005). The analytical corpus we analyze here was generated from three distinct sources: questionnaire application, eight classrooms audio recordings and a field diary notes. The theoretical contributions to the linguistic and discursive analysis of the data come from the fields of Linguistics (SOARES, 2004; ROJO, 2008; ORLANDI, 2011; among others), Cultural Studies (HALL, 1997; BHABHA, 1998; WOODWARD, 2012; HALL; 2016), Historical Materialism (ALTHUSSER, 1970; CHAUÍ, 1980) and Education (LIBÂNEO, 2012a; 2012b). The result of the analysis shows that the participant teacher assumes innumerable theoretical positions in relation to the language, the teaching of Portuguese language and teachers pre-service education, that often do not match the positions defended by the teaching work orienting documents (BRASIL, 1998; 2016; PARANÁ, 2008; 2014). In other words, the results obtained here, as well as the results obtained by Clein (2018), allow us to conclude that the contemporary teacher is a subject affected by many aspects and is in an in-between place (BHABHA, 1998). We hope that the results obtained by this research contribute to: i) the reflection of public school teachers (for both the participant teacher and other language teachers); ii) future Applied Linguistics research conducted in south-west Paraná; and iii) possible future reformulations of the course we analyzed here.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24976
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