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Título: Interações sociais em rede de produção científica acadêmica sob a perspectiva da teoria ator-rede : caso do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR)
Título(s) alternativo(s): Social Interactions in the Network of Academic Scientific Production under the Perspective of Actor - Network Theory. Case Study of the Program of PostGraduate Studies in Technology and Society (PPGTE / UTFPR)
Autor(es): Destefani, Rodrigo Deren
Orientador(es): Nascimento, Décio Estevão do
Palavras-chave: Redes sociais
Relações humanas
Educação - Aspectos sociais
Tecnologia
Social networks
Interpersonal relations
Education - Social aspects
Technology
Data do documento: 30-Ago-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DESTEFANI, Rodrigo Deren. Interações Sociais em Rede de Produção Científica Acadêmica sob a Perspectiva da Teoria Ator-Rede: caso do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR). 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo descrever as interações sociais que ocorrem em uma rede de produção científica, sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, em um Programa de PósGraduação Interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva em relação aos seus objetivos. Faz uso dos procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, análise de conteúdo e levantamento, por meio de entrevistas semiestruturadas. Em relação aos principais resultados, foi possível categorizar os atores na rede, demonstrando que o Professor-Pesquisador-Orientador, principalmente os mais antigos e com maior amplitude de atuação, atuam na rede como mediadores e os alunos-orientandos como intermediários. Foi possível também identificar alguns dos atores mais relevantes para o surgimento da rede do PPGTE e a sua manutenção, estabilização e fortalecimento. A temática da interdisciplinaridade surge na pesquisa como importante singularidade que propicia registrar controvérsias na rede, em seu processo de formação e de manutenção. Ainda, foram constatadas as agências de fomento como actantes presentes na rede, também operando como espaços prescritivos onde é possível identificar políticas de incentivo à interdisciplinaridade, induzindo redes de PPGs como o PPGTE. Para a atuação dos atores humanos as micro-redes, formadas nas linhas e nos grupos de pesquisa, também apareceram como actantes importantes no processo de produção científica acadêmica. Foi demonstrado ainda o papel importante da gestão institucional como intermediária no processo de implantação do PPGTE.
Abstract: This research aims to describe social interactions that occur in a scientific production network, from the perspective of Actor-Network Theory in a Graduate Interdisciplinary Program, the Graduate Program in Technology and Society – PPGTE of the Federal Technological University of Paraná - UTFPR. In terms of methodology, the research is qualitative and descriptive nature in relation to their goals. It makes use of the technical procedures of bibliographic research, documentary research, content analysis and survey, through semi-structured interviews. On the main results, it was possible to categorize the actors in the network, demonstrating that Professor-Researcher-Advisor, especially the older and with greater range of action, act as mediators in the network and the student-mentees as intermediaries. It was also possible to identify some of the most relevant actors for the emergence of the PPGTE network and its maintenance, stabilization and strengthening. The theme of interdisciplinarity emerges in the research as important singularity that provides registering controversy in the network, in the process of training and maintenance. Still, the development agencies as actants in the network were found, also operating as prescriptive spaces where it is possible to identify policies to encourage interdisciplinarity, inducing PPGs networks like PPGTE. For the actuation of the human actors, micro-networks, formed in lines and research groups also showed how important actants in the academic scientific production process. It was also demonstrated the important role of institutional management as intermediary in PPGTE deployment process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2520
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