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Título: Práticas educativas no ensino de ciências da natureza para alunos em privação de liberdade nas penitenciárias da diretoria de ensino de Araçatuba - SP
Título(s) alternativo(s): Educational practices in the teaching of natural sciences to students in deprivation in freedom in the penitentiaries of the board of education of Araçatuba - SP
Autor(es): Silva, Marcel Ricardo da
Orientador(es): Leite, Deborah Catharine de Assis
Palavras-chave: História natural
Aprendizagem
Prisões
Natural history
Learning
Prisons
Data do documento: 4-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SILVA, Marcel Ricardo da. Práticas educativas no ensino de ciências da natureza para alunos em privação em liberdade nas penitenciárias da diretoria de ensino de Araçatuba - SP. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta os principais aspectos da legislação vigente sobre a educação no sistema prisional no Brasil e no Estado de São Paulo, além dos aspectos relacionados às características e regras das instituições prisionais do Estado de São Paulo para o desenvolvimento da educação. A contextualização e as práticas experimentais nas disciplinas de Ciências da Natureza estabelecem novos paradigmas da situação de aprendizagem desenvolvida em sala, ao aprofundar o tema a novos patamares, estabelecendo a criticidade dos discentes. Este trabalho teve por objetivo realizar adequações nas práticas educacionais para a aprendizagem participativa através de contextualização dos conteúdos das disciplinas de Ciências da Natureza. Foram desenvolvidas quatro práticas educativas na escola do Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso pertencente à Diretoria de Ensino de Araçatuba - SP, utilizando contextualização e experimentação na aprendizagem das disciplinas de Ciências da Natureza. Utilizando estratégias e materiais pedagógicos que não ferem o prol de procedimentos e condutas do sistema prisional, foi possível realizar aulas que garantem o desenvolvimento das disciplinas e a participação efetiva dos alunos em privação de liberdade na discussão da aprendizagem, além de possibilitar a adequação destas aulas para serem desenvolvidas em outras instituições prisionais.
Abstract: The present work the main aspects of the current legislation on education in the prison system in Brazil and in the State of São Paulo, in addition to aspects related to the characteristics and rules of prison institutions in the State of São Paulo for the development of education. The contextualization and experimental practices in the disciplines of Natural Sciences establish new paradigms of the learning situation developed in the classroom, by deepening the theme to new levels, establishing the criticality of the students. This work aimed to make adjustments in educational practices for participatory learning through contextualizing the contents of the disciplines of Natural Sciences. Four educational practices were developed at the school of the Center for Penitentiary Progression in Valparaíso belonging to the Board of Education of Araçatuba - SP, using contextualization and experimentation in the learning of the subjects of Natural Sciences. Using strategies and teaching materials that do not hurt the list of procedures and conduct of the prison system, it was possible to hold classes that guarantee the development of disciplines and the effective participation of students in deprivation of freedom in the discussion of learning, in addition to enabling the adequacy of these classes to be developed in other prison institutions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25329
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