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dc.creatorCabreira, Regina Helena Urias-
dc.date.accessioned2017-11-10T18:37:18Z-
dc.date.available2017-11-10T18:37:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCABREIRA, Regina Helena Urias. Literal and methaforical frames in Dicken’s little Dorrit. Curitiba: EDUTFPR, 2017. 238 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9788570141958pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2577-
dc.descriptionPublicado originalmente como dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR).pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a structural approach to Charles Dickens's Little Dorrit based on Erving Gofi&nan's theory of frames in Frame analysis: na essay on the organization of experience, which deals with the organization of social interaction. The aims here are, first, to demonstrate that the structural elements of the novel – structure, plot, characterization, point of view, space/time and action – are presented and developed within literal frames, which pertain to the surface levei of the narrative. Second, to analyse these structural elements according to their thematic function within metaphorical frames, which are inherent to the deep levei of the narrative. Third, to prove the existence of "breaks" in ali the frames formed by structural and thematic elements and that such breaks mirror the way the characters' action and interaction occur in the story, that is, how social interaction is organized within it. Fourth, to prove how the structure of the novel and its characters reveal the way Victorian society tried to control the individual within material and spiritual boundaries. The conclusions reached were enhanced through the symbolism the graphics employed in this work conveyed. This helped us to explain the relationship between characters/novel and individual/society.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherEDUTFPRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectDickens, Charles, 1812-1870pt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectEnglish literaturept_BR
dc.subjectDialogism (Literary analysis)pt_BR
dc.titleLiteral and methaforical frames in Dicken’s little Dorritpt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise estrutural de Little Dorrit, de Charles Dickens, baseada na teoria das molduras, de Erving Goffman, no livro Frame analysis: an essay on the organization of experience, que trata da organização da interação social. Os objetivos aqui são, primeiro, demonstrar que os elementos estruturais do romance – estrutura, enredo, personagens, ponto de vista, espaço/tempo e ação – são apresentados e desenvolvidos dentro de molduras literais, que pertencem ao nível superficial da narrativa. Segundo, analisar estes elementos estruturais de acordo com suas funções temáticas dentro de molduras metafóricas, que são inerentes ao nível profundo da narrativa. Terceiro, provar a existência de quebras em todas as molduras formadas por elementos estruturais e temáticos e que tais quebras refletem a maneira como a ação e interação dos personagens ocorre na história; em outras palavras, como a interação social é organizada dentro da história. Quarto, provar como a estrutura do romance e seus personagens revelam a maneira pela qual a sociedade vitoriana tentava controlar o indivíduo dentro de limites materiais e espirituais. As conclusões a que chegamos foram enfatizadas através da análise da simbologia expressa através dos gráficos usados neste trabalho. Isto nos ajudou a explicar a relação entre personagens/romance e indivíduo/sociedade.pt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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