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dc.creatorRemor, Juliana Pereira Rego-
dc.date.accessioned2017-11-17T13:42:14Z-
dc.date.available2017-11-17T13:42:14Z-
dc.date.issued2017-07-05-
dc.identifier.citationREMOR, Juliana Pereira Rego. Estudo de comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária considerando efeitos do lastro e de irregularidades da via. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2587-
dc.description.abstractThis master’s thesis aims to investigate the dynamic behavior of a railway bridge under moving loads using the finite element method. The analysis is made considering an uncoupled vehicle-bridge-track interaction. The vehicle studied is a 9 degrees-offreedom model composed of an association of rigid bodies connected via suspension systems. The dynamic responses of the vehicle are obtained due to the speed and tracks irregularities, which are considered as both harmonic sinusoidal functions and randomic functions. After that, the vehicle forces are applied on the railway track-bridge model throw the vehicle wheels. The dynamic behavior of the railway track-bridge model is studied integrating the rail, ballast, and bridge. The rails are modeled as an elastic Euler-Bernoulli upper beam and the bridge as an Euler-Bernoulli lower beam. The sleepers and ballast are modeled using Winkler foundation for translation. The Rayleigh method is used to define structural damping. The equations of motion of both systems are integrated using Newmark’s method. Track irregularities influence are analyzed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDinâmica estruturalpt_BR
dc.subjectPontes ferroviáriaspt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectSructural dynamicspt_BR
dc.subjectRailroad bridgespt_BR
dc.subjectRailroadspt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectConstructionpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleEstudo de comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária considerando efeitos do lastro e de irregularidades da viapt_BR
dc.title.alternativeStudy of the dynamic behavior of a railway bridge considering the effects of ballast and of track irregularitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como proposta investigar o comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária sob cargas móveis por meio do método dos elementos finitos. A análise é feita considerando a interação da via com a ponte e o veículo de forma desacoplada. O modelo do veículo utilizado possui 9 graus de liberdade composto de uma associação de corpos rígidos conectados via sistemas de suspensão. As respostas dinâmicas do veículo são obtidas devido à velocidade e irregularidades da via, que são consideradas como funções senoidais harmônicas e como funções randômicas, estas duas abordagens são comparadas. Em seguida, as forças do veículo são aplicadas através das rodas do veículo no modelo de interação viaestrutura. O comportamento dinâmico do modelo via-estrutura é estudado integrando o trilho, lastro e ponte. Os trilhos são modelados como elementos superiores de pórtico e a ponte como elementos inferiores de pórtico. Os dormentes e o lastro são modelados usando a fundação de Winkler para a translação. O método de Rayleigh é usado para calcular o amortecimento estrutural. As equações de movimento de ambos os sistemas são integradas usando o método de Newmark. A influência das irregularidades da via é analisada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0106936256414823pt_BR
dc.contributor.advisor1Abdalla Filho, João Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5937902167536869pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Beghetto, Fernando Luiz Martinechen-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7746175545654491pt_BR
dc.contributor.referee1Abdalla Filho, João Elias-
dc.contributor.referee2Machado, Roberto Dalledone-
dc.contributor.referee3Puppi, Rogério Francisco Küster-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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