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Título: Formação continuada por meio de atividades experimentais investigativas no ensino de química com enfoque CTS
Título(s) alternativo(s): Continuing education through experimental research activities in the teaching of chemistry with a STS approach
Autor(es): Niezer, Tânia Mara
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Professores de química
Professores - Formação
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Chemistry - Study and teaching
Chemistry teachers
Teachers, Training of
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: NIEZER, Tânia Mara. Formação continuada por meio de atividades experimentais investigativas no ensino de química com enfoque CTS. 2017. 268 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar quais as contribuições de um curso de formação continuada (FC) por meio de atividades experimentais investigativas no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a prática pedagógica dos professores de química no Ensino Médio do município de Rio Negro, que atuam na rede Pública Estadual do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os dez (10) professores de química que lecionam nas escolas de Ensino Médio do município de Rio Negro. A discussão teórica dessa pesquisa considerou estudos na área da formação continuada de professores, no enfoque CTS, e atividades experimentais investigativas. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza aplicada, com o encaminhamento nos princípios da pesquisa-ação segundo aporte teórico de Carr e Kemmis (1986), que sinalizam as fases de: planejamento, ação, observação, reflexão e replanejamento, formando uma espiral cíclica que produz um movimento no contexto ação-reflexão-ação. A coleta de dados se deu por meio de questionários, entrevistas individuais semi-estruturadas, fotos e vídeos das atividades, observação das atividades, arguições orais, portfólios e anotações em diário de campo, sendo categorizados e discutidos pela análise textual discursiva (ATD) conforme Moraes e Galiazzi (2006). Os principais resultados evidenciam que a promoção de uma FC, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode trazer importantes contribuições e subsídios para a ação docente, levando em consideração a realidade e o contexto de sala de aula. Como resultado dessa pesquisa, gerou-se um programa de FC sobre as AEIs no Enfoque CTS nas bases da pesquisa-ação e um livro com os planejamentos dos docentes participantes. Considera-se que a oportunidade de formação continuada para professores de química do Ensino Médio, que atuam na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode contribuir na melhoria da qualidade do ensino da ciência e na formação cidadã dos alunos.
Abstract: This study has as objective to analyze what the contributions of a continuing education course (CE) through experimental investigative activities in the Science-Technology-Society (STS) approach to the pedagogical practice of high school chemistry teachers in the municipality of Rio Negro, that work in the State Public Network of Paraná, belonging to the Regional Education Center of the Metropolitan South Area. The research was developed with the ten (10) chemistry teachers that teach in the high schools of Rio Negro. The theoretical discussion of this research considered studies in the area of continuing teachers training, in the STS approach and experiment investigative activities. The methodological approach was the qualitative of the applied nature, with the referral in the principles of action research according to the theoretical contribution of Carr and Kemmis (1986) that signal the phases of: planning, action, observation, reflection and replanning, forming a cyclical spiral that Produces a movement in the action-reflection-action context. The data collection was done through questionnaires, individual semi-structured interviews, photos and videos of activities, observation of activities, oral arguments, portfolios and field diary annotations, being categorized and discussed by discursive textual analysis (DTA) as Moraes and Galiazzi (2006). The main results show that the promotion of a CE over experimental investigative activities in the STS approach can bring important contributions and subsidies to the teaching action, taking into account the reality and context of the classroom. As a result of this research, a CE program was created on the AEIs in the STS Approach on the basis of action research and a book with the plans of the participating teachers. It is considered that the opportunity for continuing training for high school chemistry teachers working in the State Public Education Network of Paraná on experimental investigative activities in the STS approach can contribute to the improvement of the quality of science education and citizen education from the students.
Descrição: Acompanha: Atividades experimentais investigativas no enfoque CTS: propostas para o ensino de química
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2588
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