Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2607
Título: Construção de sentidos da sobrecarga no trabalho por professores do magistério superior: o tema da saúde via atividade linguageira
Título(s) alternativo(s): Construction of sense of the work overload of professors: health via language activity
Autor(es): Sartori, Danieli Ghedin
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Doenças profissionais
Professores universitários
Indicadores de saúde
Qualidade de vida no trabalho
Percepção
Occupational diseases
College teachers
Health status indicators
Quality of work life
Perception
Data do documento: 23-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SARTORI, Danieli Ghedin. Construção de sentidos da sobrecarga no trabalho por professores do magistério superior: o tema da saúde via atividade linguageira. 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: A presente dissertação se propõe a questionar, explorar e expor a importância dos sentidos da sobrecarga de trabalho docente nas questões de saúde do professor causando, inclusive adoecimento. A pesquisa realizou-se no magistério superior de um campus de uma Universidade Federal, na região sudoeste do Estado do Paraná. Para tanto, foi estabelecido como objetivo geral verificar no discurso de dois professores da referida Universidade, aspectos referentes à sobrecarga no trabalho e que estão, diretamente, relacionados com a saúde desses profissionais. Foram também estabelecidos como objetivos específicos verificar como os professores vivenciam a sobrecarga no trabalho e sua relação com a saúde, assim como, identificar as significações de sobrecarga no trabalho reveladas no discurso dos professores do Magistério Superior em questão e, em última instância analisar como essa sobrecarga é significada e ressignificada durante sessões de autoconfrontação. A fundamentação teórica relativa ao trabalho e trabalho do professor teve como base Marx (2014); Castel (2005); Sennet (2007); Clot (2011); Amigues (2004); Nóvoa (1999); Codo (2006); Esteve (1999) e Lemos (2005). Para a discussão da sobrecarga, Wisner (1994); Ferreira e Freire (2016) e Lemos (2005). Para o conceito de saúde, Canguilhem (2015); Morschel (2014) e Clot (2010). Para tratar da psicopatologia do trabalho; Lima (2005); Le Guillant (2006) e Bendassolli (2011). Para linguagem e sentidos, Bakhtin (2011, 2014); Lima (2015); Brait (2002); Vigotski (2009); Tezza (2007) e Amorim (2014). A metodologia utilizada na produção dos dados foi a da autoconfrontação, que é uma metodologia adotada na Clínica da Atividade. Com as autoconfrontações produzidas, iniciou-se o processo de produção dessa dissertação que envolveu: refinamento das transcrições de autoconfrontações com a visualização dos vídeos, seleção de trechos que remetessem a sentidos de sobrecarga e saúde e análise desses trechos. O estudo evidenciou a possibilidade de propostas de ação no que tange à saúde dos professores, no próprio ambiente de trabalho. Os resultados apontam também para uma mudança constante e conjunta, integrando professores e demais profissionais preocupados com a saúde docente, por meio de relações dialógicas, as quais oportunizam a construção de sentidos e o poder de ação.
Abstract: The present thesis proposes to question, explore and expose the importance of the sense of the overload of teaching in the health causing sickness. The research was carried out in the university teaching of a Federal University campus in the southwest region of the State of Paraná. For this purpose, a general objective was established to verify aspects related to the work overload, which is directly related to the health of the professionals, by considering the discourse of two professors of the mentioned university. Specific objectives were settled to verify how professors experience work overload and its relation to health, as well as to identify the sense of work overload revealed in the discourse of the university professors and, finally, to analyze how this overloading is signified and re-signified during self-checking sessions. The theory related to the professor’s labor was based on Marx (2014), Castel (2005), Sennet (2007), Clot (2011), Amigues (2004), Nóvoa (1999), Codo (2006), Esteve (1999) and Lemos (2005). For the discussion of the overload, Wisner (1994), Ferreira and Freire (2016) and Lemos (2005); for the discussion of health, Canguilhem (2015), Morschel (2014) and Clot (2010); to deal with work psychopathology, Lima (2005), Le Guillant (2006) and Bendassolli (2011) and for language and sense, Bakhtin (2011, 2014), Lima (2015), Brait (2002), Vigotski (2009), Tezza (2007) and Amorim (2014). The methodology used in the production of the data was that of self-confrontation, which is a methodology adopted in the clinical activity. The dissertation involves the refinement of transcripts of self-confronts with the visualization of the videos, selection of passages that refer to the sense of overload and health and analysis. The study evidenced the possibility proposals for action regarding the health of professors in the work environment. The results also point to a constant and joint change, integrating professors and other professionals concerned about health, through dialogical relationships, which allow the construction of sense and power of action.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2607
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGL_M_ Sartori, Danieli Ghedin_2017.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.