Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eduardo Alves dos-
dc.date.accessioned2017-11-20T10:37:55Z-
dc.date.available2017-11-20T10:37:55Z-
dc.date.issued2017-09-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Eduardo Alves dos. “Un solo túnel, oscuro y solitario”: Ernesto Sábato entre o papel e a tela. 2017. 93 f. . Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2608-
dc.description.abstractThis work is within the scope of interarts studies and has as its object a comparative study between the works The Tunnel (1948), by the Argentine writer Erneto Sábato and the film of the same name by the Buenos Aires director León Klimovsky (1952). This research aims to comparative analysis the literary and the filmic text, in order to show the strategies used by the director for the construction of the film narrative, and by so doing bring to the spectator an existentialist plot, which in the book presents itself as a narration in first person and in the structure of the film is presented through the external eye of a camera and intermediated by the readings carried out by characters that do not exist in the plot of Sábato. For that, authors who discuss the adaptation of literary texts to the cinema, such as Linda Hutcheon, Robert Stam, André Bazin and Sánchez Noriega, will be brought to the discussion. In order to analyze the existentialist theme content, which explicitly forms part of the influences present in both works, we turn to Jean Paul Sartre's ideas, more specifically to his texts Existentialism is a humanism and Sketch for a theory of emotions. Finally, considering that Ernesto Sábato was, besides an author, a recognized literary critic, we make use of some of his texts, such as El escritor y sus fantasmas and Heterodoxia, which turn to the discussion of his own aesthetic production and to Issues that affect literary production in general.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCinema e literatura - Comparaçãopt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectMotion-pictures and literature - Comparisonpt_BR
dc.subjectMotion-pictures and literature - Comparisonpt_BR
dc.subjectIntermedialitypt_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.title“Un solo túnel, oscuro y solitario”: Ernesto Sábato entre o papel e a telapt_BR
dc.title.alternative“Un solo túnel, oscuro y solitario”: Ernesto Sábato between the paper and the screenpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se situa no âmbito dos estudos inteartes e tem como objeto um estudo comparativo entre as obras O túnel (1948), do escritor argentino Erneto Sábato e o filme homônimo do diretor portenho León Klimovsky (1952). O objetivo desta pesquisa é analisar comparativamente o texto literário e o texto fílmico, a fim de mostrar as estratégias utilizadas pelo diretor para a construção da narrativa fílmica, de modo a trazer ao espectador uma trama existencialista, que no livro se apresenta como uma narração em primeira pessoa e que na estrutura do filme é contada pelos olhos externos de uma câmera e intermediada pela leitura de personagens que não existem na trama de Sábato. Para tanto serão trazidos para a discussão autores que discutem a adaptação de textos literários para o cinema, como Linda Hutcheon, Robert Stam, André Bazin e Sánchez Noriega. Para analisar o conteúdo de temática existencialista, que explicitamente faz parte das influências presentes em ambas as obras recorremos às ideias de Jean Paul Sartre, mais especificamente aos seus textos O existencialismo é um humanismo e Esboço para uma teoria das emoções. Por fim, tendo em conta que Ernesto Sábato foi, além de autor, um reconhecido crítico literário, fazemos uso de alguns de seus textos, como El escritor y sus fantasmas e Heterodoxia, que se voltam para a discussão da sua própria produção estética e para questões que atingem a produção literária de maneira geral.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284442840992568pt_BR
dc.contributor.advisor1Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.contributor.referee1Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee2Pandolfi, Maira Angélica-
dc.contributor.referee3Ruffini, Mirian-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGL_M_Alves, Eduardo Alves dos_2017.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.