Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2613
Título: A formação profissional: trajetórias e expectativas dos estudantes nos cursos técnicos subsequentes
Título(s) alternativo(s): Vocational training: trajectories and expectations of students in subsequent technical courses
Autor(es): Moraz, Caterine Pereira
Orientador(es): Garcia, Nilson Marcos Dias
Palavras-chave: Instituto Federal do Paraná - Curitiba (PR) - Estudo e ensino -  Estudo de casos
Ensino profissional
Ensino técnico
Motivação na educação
Educação permanente
Qualificações profissionais
Educação para o trabalho
Instituto Federal do Paraná – Curitiba (PR) - Study and teaching - Case studies
Vocational education
Technical education
Motivation in education
Continuing education
Vocational qualifications
Career education
Data do documento: 25-Ago-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORAZ, Caterine Pereira. A formação profissional: trajetórias e expectativas dos estudantes nos cursos técnicos subsequentes. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Teve como objetivo analisar, através da percepção de alunos ingressantes e concluintes, as motivações e razões que justificam ou explicam as suas escolhas por cursos de educação profissional técnica de nível médio na forma subsequente, buscando entender o papel do ensino profissionalizante em suas vidas. Através da identificação do perfil dos discentes manifesto pelas suas vivências escolares e experiências profissionais, contextualizou a sua trajetória familiar e escolar e seus projetos de vida face às exigências do mundo do trabalho e a necessidade de atualização e formação continuada. Sustentando-se teoricamente na relação entre a escola, a educação, o trabalho e seus impactos junto à classe trabalhadora, assim como nas transformações ocorridas no mundo do trabalho, tomou como referência autores como Antunes, Ciavatta, Cunha, Enguita, Frigotto, Ferretti, Friedmann, Naville, Kuenzer, Ramos, Hirata e Saviani. A pesquisa de campo desenvolveu-se através de uma investigação de caráter qualitativo da qual participaram, respondendo questionários e concedendo entrevistas, alunos ingressantes e concluintes dos cursos técnicos de nível médio de Administração e de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Curitiba. Os resultados foram norteados pelo estabelecimento de categorias que privilegiaram a compreensão da realidade vivenciada pelos participantes ao longo de suas trajetórias escolares e profissionais, das motivações e expectativas em relação ao futuro educacional e profissional principalmente de alunos que, teoricamente, já poderiam pleitear uma vaga em cursos de graduação mas optaram por esta modalidade de ensino.
Abstract: The study aimed to analyze, through the perception of entering and graduating students, the motivations and reasons that justify or explain their choices for subsequent mid-level technical professional education courses, seeking to understand the role of vocational education in their lives. Through the identification of students’ profile, which is manifested by their academic experiences and professional experiences, the study contextualized their family and school life and their life projects in view of the demands of the working world and the need for updating and continuing education. The research is theoretically based on the relationship between school, education, work and their impact in the working class, as well as on changes in the working world, it took as reference authors as Antunes, Ciavatta, Cunha, Enguita, Frigotto, Ferretti, Friedmann, Naville, Kuenzer, Ramos, Hirata and Saviani. The field research was developed through a qualitative survey, entering and graduating students from middle-level technical courses in Management and Events of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia in Paraná, Curitiba campus, had participated answering questionnaires and giving interviews. The results were guided by the establishment of categories that favored the understanding of the reality experienced by the participants throughout their academic and professional careers, motivations and expectations of the educational and professional future mainly of students who theoretically could have applied for a job in graduate courses but opted for this type of education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2613
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Moraz, Caterine Pereira_2016..pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.