Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26263
Título: Estudo de uma proposta didática interdisciplinar para o ensino de física e astronomia no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Study of an interdisciplinary didactic proposal for the teaching of physics and astronomy in high school
Autor(es): Vieira, Taisy Fernandes
Orientador(es): Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Astronomia - Estudo e ensino
Física
Interdisciplinary approach in education
Astronomy - Study and teaching
Physics
Data do documento: 19-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: VIEIRA, Taisy Fernandes. Estudo de uma proposta didática interdisciplinar para o ensino de física e astronomia no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: Nosso trabalho objetivou investigar as potencialidades de uma proposta didática interdisciplinar, à luz da teoria de aprendizagem de Gagné e da metodologia da sala de aula invertida, para o ensino de Física e Astronomia em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Campina da Lagoa, região centro-oeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Nossa pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituir nosso corpus utilizamos questionários, documentos produzidos pelos alunos ao longo da implementação, mapas mentais e o diário de campo da pesquisadora. A análise do material coletado se deu de acordo com os pressupostos de Robert K. Yin (2016). O referido autor sugere a adoção de cinco fases para a análise dos dados qualitativos, são elas: compilação; decomposição; recomposição; interpretação e conclusão. Nossos resultados evidenciaram que os alunos se sentiram motivados em participar da proposta, participando ativamente de cada encontro. Verificamos ainda que alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física e Astronomia estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares estabelecidas com os mesmos.
Abstract: Our work aimed to investigate the potential of an interdisciplinary didactic proposal, in the light of Gagné's theory of learning and the methodology of the inverted classroom, for the teaching of Physics and Astronomy in a third-year high school class at a public school in city of Campina da Lagoa, central-west region of the state of Paraná. Such proposal is constituted as an educational product of the National Professional Master in Physics Teaching. Our research is based on the theoretical assumptions of qualitative research and to constitute our corpus we use questionnaires, documents produced by students throughout the implementation, mental maps and the researcher's field diary. The analysis of the collected material took place according to the assumptions of Robert K. Yin (2016). This author suggests the adoption of five phases for the analysis of qualitative data, which are: compilation; decomposition; recomposition; interpretation and conclusion. Our results showed that the students felt motivated to participate in the proposal, actively participating in each meeting. We also verified that students were able to establish important relationships on the concepts of Physics and Astronomy studied, as well as to perceive the interdisciplinary relationships established with them.
Descrição: Acompanha: Proposta para um ensino de astronomia de maneira interdisciplinar no ensino médio: o caso da gravitação universal
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26263
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
didaticainterdisciplinarfisicaastronomia.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
propostaensinoastronomia_produto.pdf810,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons