Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26291
Título: Automação da coleta de dados no ensaio de batelada na produção de biogás
Título(s) alternativo(s): Automation of data collection in batch test in biogas production
Autor(es): Santos, João Pedro Alves Cordeiro dos
Orientador(es): Michels, Roger Nabeyama
Palavras-chave: Microcontroladores
Automação
Biogás
Microcontrollers
Automation
Biogas
Data do documento: 23-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, João Pedro Alves Cordeiro dos. Automação da coleta de dados no ensaio de batelada na produção de biogás. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O biogás é uma fonte de energia alternativa que utiliza resíduos para produção de biometano e energia elétrica. Para que esta indústria possa se desenvolver é necessário um forte envolvimento da pesquisa para melhorar todo o processo de produção de gás, como os ensaios de produção em batelada. Com o intuito de desenvolver a pesquisa o presente trabalho demonstra a automação do sistema de coleta de dados de pressão em um ensaio de batelada na produção de biogás. Através de plataformas open source para proporcionar um melhor custo benefício frente a aquisição de informações, proporcionando uma redução no tempo de extração de dados e expandindo possibilidades para o desenvolvimento da automação no setor de pesquisa relacionado a produção de biogás e elaboração de tecnologias. De acordo com os resultados obtidos foi possível verificar a eficiência do projeto desenvolvido, pois foi capaz de atender aos objetivos definidos. Dessa forma o equipamento desenvolvido com a elaboração do projeto foi aprovado e utilizado na empresa em questão, como padrão nas análises de BMP (Biochemical Methane Potential) realizadas.
Abstract: Biogas is an alternative energy source that uses waste to produce biomethane and electrical energy. For this industry to develop, a strong involvement of research is necessary to improve the entire gas production process, such as batch production tests. To develop the research, this paper demonstrates the automation of the pressure data collection system in a batch trial in biogas production. Through opensource platforms to provide a better costbenefit against the acquisition of information, providing a reduction in the time of data extraction and expanding possibilities for the development of automation in the research sector related to biogas production and development of technologies. According to the results obtained it was possible to verify the efficiency of the developed project because it was able to meet the defined objectives. Thus, the equipment developed with the elaboration of the project was approved and used in the company in question, as a standard in the BMP (Biochemical Methane Potential) analyses performed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26291
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
automacaocoletadadosensaio.pdf856,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.