Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBostelmann, Pamela-
dc.date.accessioned2017-11-30T18:50:42Z-
dc.date.available2017-11-30T18:50:42Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.citationBOSTELMANN, Pamela. A “mulher do futuro” em periódicos brasileiros: vestuário e decoração como tecnologias de gênero (1960 e 70). 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2664-
dc.description.abstractThe imagery mobilized by the space race in the second post-war period instigated the creation of a visual repertory that soon became the source of inspiration in several fields of cultural production. In this work I aim to discuss the construction of the "woman of the future" figure through the articulation between the productions affiliated to this imaginary in clothing and interior decoration. The study covers the 1960s and 1970s and is centered on the representations of domestic interiors published by Casa & Jardim magazine and the editorials and advertisements for clothing published by magazines Claudia and Manequim. These publications put into circulation a series of imagery and textual resources that demonstrated aspects of the time’s social behavior, serving as basis for the investigation of the new representations of femininities which appeared in that period. The choice to focus on the articulation between interior decoration and clothing is based on the historically constructed relation between these materialities and the female body, therefore being an important part in the construction of gender, class and generation identities. With this work I intend to show that the materialities of domestic interiors and clothing inspired by the space age iconography acted as devices that created and reinforced notions of femininity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDecoração de interiorespt_BR
dc.subjectMulheres - Identidadept_BR
dc.subjectBeleza feminina (Estética)pt_BR
dc.subjectDonas de casapt_BR
dc.subjectMulheres - Condições sociaispt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInterior decorationpt_BR
dc.subjectWomen - Identitypt_BR
dc.subjectFeminine beauty (Aesthetics)pt_BR
dc.subjectHousewivespt_BR
dc.subjectWomen - Social conditionspt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectClothing and dresspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleA “mulher do futuro” em periódicos brasileiros: vestuário e decoração como tecnologias de gênero (1960 e 70)pt_BR
dc.title.alternativeThe "woman of the future" in brazilian magazines: clothing and decoration as gender technologies (1960 and 70)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO imaginário mobilizado pela corrida espacial no segundo período pós-guerra instigou a criação de um repertório visual que logo tornou-se fonte de inspiração em diversos campos da produção cultural. Neste trabalho tenho por objetivo discutir a construção da figura da “mulher do futuro” mediante a articulação entre as produções filiadas a esse imaginário no vestuário e na decoração de interiores. O recorte de estudo abarca as décadas de 1960 e 1970 e está centrado nas representações de interiores domésticos divulgados pela revista Casa & Jardim e nos editoriais e anúncios publicitários de vestuário divulgados pelas revistas Claudia e Manequim. Esses títulos colocaram em circulação uma série de recursos imagéticos e textuais que evidenciam aspectos do comportamento social da época, servindo como base para a investigação das novas representações de feminilidades que surgiram naquele período. A escolha por privilegiar a articulação entre decoração de interiores e vestuário se justifica pela relação historicamente construída entre essas materialidades e o corpo feminino, caracterizando-se como parte integrante na construção de identidades de gênero, classe e geração. Com esse trabalho pretendo evidenciar que as materialidades dos interiores domésticos e do vestuário inspirados pela iconografia espacial atuavam como dispositivos que criavam e reforçavam noções de feminilidades em diálogo com o processo de modernização da sociedade brasileira em curso.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6372835667726538pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee2Silva, Joana Mello de Carvalho e-
dc.contributor.referee3Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca-
dc.contributor.referee4Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DECORACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Bostelmann, Pamela_2017.pdf14,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.