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Título: Empreendedorismo institucional: um estudo de caso sobre o polo gastronômico de Santa Felicidade, Curitiba, PR, Brasil
Título(s) alternativo(s): Institutional entrepreneurship: a case study about the gastronomic pole of Santa Felicidade, Curitiba, PR, Brazil
Autor(es): Vieira, Danielle Ferraz
Orientador(es): Jacometti, Márcio
Palavras-chave: Empreendedorismo
Gastronomia - Santa Felicidade (Curitiba, PR)
Desenvolvimento organizacional
Turismo e gastronomia
Entrepreneurship
Gastronomy - Santa Felicidade (Curitiba, PR)
Organizational change
Tourism and gastronomy
Data do documento: 3-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VIEIRA, Danielle Ferraz. Empreendedorismo institucional: um estudo de caso sobre o polo gastronômico de Santa Felicidade, Curitiba, PR, Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O campo organizacional é resultado de interações ao longo do tempo entre organizações, indivíduos e o próprio contexto onde está inserido. Os fundamentos da nova teoria institucional permitem essa leitura e, nesse sentido, considerando a temática do empreendedorismo institucional, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as ações de empreendedorismo institucional influenciaram na formação do campo organizacional do Polo Gastronômico no Bairro Santa Felicidade, na Cidade de Curitiba, Capital do Paraná, Brasil. Para atingir este propósito, foi adotada a estratégia de pesquisa qualitativa, por meio do método de estudo de caso, cujo objeto analisado é o setor turístico-gastronômico do referido Bairro. A análise ocorreu através de recorte seccional com aproximação longitudinal no período entre os anos de 1920 a 2020. As técnicas de coleta de dados foram: pesquisa documental; e entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos fundadores, proprietários e representantes das organizações que compuseram a amostra. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo temática, conforme Bardin (2011). No intuito de estabelecer aproximação com o campo empírico, inicialmente foi empreendida a pesquisa documental. Os dados iniciais foram então tensionados com a teoria, resultando nas categorias analíticas: empreendedorismo institucional (DIMAGGIO, 1988) no nível da ação; instituições (GREENWOOD et al., 2008) no nível do contexto institucional; e campo organizacional (DIMAGGIO; POWELL, 2005; SCOTT, 1994). Posteriormente, após coleta de dados primários, as categorias foram subdivididas considerando: os eventos precipitantes (GREENWOOD; SUDDABY; HININGS, 2002); as ações de empreendedorismo institucional (DORADO, 2013); práticas sociais suportadas por elementos de natureza cultural-cognitiva, normativa e regulativa (SCOTT, 2008); os atores sociais relevantes (DIMAGGIO; POWELL, 2005); e os diferentes estágios do campo organizacional (HARDY; MAGUIRE, 2008). De acordo com os achados, considera-se que as ações de empreendedorismo institucional desempenhadas pelos atores sociais identificados neste campo (tanto indivíduos; grupos e organizações), resultaram em inúmeras práticas sociais. Dentre essas, algumas se tornaram perenes, atingindo o nível de instituição. Com isso, ocorreram mudanças de ordem institucional culminando tanto na criação como manutenção de instituições. Embora a difusão institucional tenha sido amplamente realizada de forma bottom-up, foram ainda identificadas práticas sociais decorrentes de pressões de natureza topdown. Assim, conclui-se que: as ações de empreendedorismo institucional permitiram a criação de estabelecimentos voltados à gastronomia, através de práticas sociais que foram amplamente difundidas no setor. O campo organizacional, inicialmente voltado à produção agrícola, foi reconfigurado à medida que as novas práticas se institucionalizaram. Atualmente, é um campo organizacional maduro e legitimado que se tornou Polo Gastronômico e destino turístico, procurado em razão de seus restaurantes, adegas e lojas de artesanato em vime. À vista disso, a principal contribuição teórica desse estudo foi além de corroborar com o desenvolvimento da teoria sobre empreendendorismo institucional, demostrar que as instituições se estabelecem de forma gradativa, conforme previsto por Mahoney e Thelen (2010). Em termos de contribuição prática verificou-se a institucionalização do Polo Gastronômico de Santa Felicidade, similar ao que ocorre em outros clusters.
Abstract: The organizational field is the result of interactions over time between organizations, individuals and the context in which it is inserted. The foundations of the new institutional theory allow this reading and, in this sense, considering the theme of institutional entrepreneurship, the objective of this research was to understand how institutional entrepreneurship actions influenced the formation of the organizational field of the Gastronomic Pole in the Santa Felicidade District, in the city from Curitiba, Capital of Paraná, Brazil. To achieve this objective, a qualitative research strategy was adopted, through the case study method, whose object of study is the touristgastronomic sector of the referred neighborhood. An analysis was carried out through a sectional profile with longitudinal approximation in the period from 1920 to 2020. As data collection techniques were: documentary research and semistructured interviews, applied for the founders, owners and employees of the associations that made up the sample. The data were analyzed using a thematic content analysis technique, according to Bardin (2011). In order to establish an approximation with the empirical field, a documentary research was undertaken. The recent data were then tensioned with a theory, resulting in the analytical categories: institutional entrepreneurship (DIMAGGIO, 1988) at the action level; institutions (GREENWOOD et al., 2008) at the institutional context level; and organizational field (DIMAGGIO; POWELL, 2005; SCOTT, 1994). Later, after collecting primary data, the categories were subdivided considering: the precipitating events (GREENWOOD; SUDDABY; HININGS, 2002); as institutional entrepreneurship actions (DORADO, 2013); social practices supported by cultural-cognitive, normative and regulatory elements (SCOTT, 2008); the relevant social actors (DIMAGGIO; POWELL, 2005); and the different stages of the organizational field (HARDY; MAGUIRE, 2008). According to the findings, it is considered that institutional entrepreneurship actions performed by social actors identified in this field (both individuals, groups and organizations) resulted in numerous social practices. Among these, some have become perennial reaching the level of an institution. As a result, institutional changes occurred, culminating in both the creation and maintenance of institutions. Although institutional diffusion has been largely carried out of a bottom-up nature, social practices resulting from pressures of a top-down nature were also identified. Thus, it is concluded that: institutional entrepreneurship actions allowed the creation of specifications aimed at gastronomy, through social practices that were widely disseminated in the sector. The organizational field, initially focused on agricultural production, was reconfigured as new practices became institutionalized. Currently, it is a mature and legitimate organizational field, it has become a Gastronomic Pole and tourist destination, sought after due to its restaurants, wineries and wicker craft stores. In view of this, the main theoretical contribution of this study went beyond supporting the development of the theory on institutional entrepreneurship, demonstrating that institutions are gradually established, as predicted by Mahoney and Thelen (2010). In terms of practical contribution, the institutionalization of the Santa Felicidade Gastronomic Pole was verified, similar to what happens in other clusters.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26658
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