Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tomasi, Tanize | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-19T20:33:31Z | - |
dc.date.available | 2021-12-19T20:33:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
dc.identifier.citation | TOMASI, Tanize. O enfoque agroecológico da educação do campo na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26778 | - |
dc.description.abstract | This research had as its theme the agroecological focus of Rural Education. The Rural Education was approached by the agroecological approach with an analysis that contemplates the regulation and the implementation of a new educational practice with the development of new teaching methodologies, the revaluation of popular knowledge and the proposition of different public policies for the rural population. The politicalphilosophical approach of Agroecology to Rural Education accompanies the new proposal for rural development with alternative and sustainable agriculture and the production of knowledge based on the direct relationship between scientific knowledge and the dialogue of knowledge of the peoples of the countryside; the problematization and valorization of the territories guaranteeing the different times and spaces of formation; the generation and dissemination of technologies adapted to territorial realities; and, a teachinglearning process that dialogs with the reality of the field, transforming it. This course conclusion work had as general objective to understand the agroecological approach of Rural Education in the Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, with the analysis of the news published by the secretariat and the applicability of the Sobek text mining tool that allows the extraction of the main concepts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Vida rural | pt_BR |
dc.subject | Ecologia agrícola | pt_BR |
dc.subject | Popular culture | pt_BR |
dc.subject | Ranch life | pt_BR |
dc.subject | Agricultural ecology | pt_BR |
dc.title | O enfoque agroecológico da educação do campo na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | The agroecological approach to rural education in the rede estadual de educação do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como temática o enfoque agroecológico da Educação do Campo. A Educação do Campo foi abordada pelo enfoque agroecológico com uma análise que contempla a regulamentação e a implementação de uma nova prática educativa com o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, revalorização dos saberes populares e proposição de políticas públicas diferenciadas para a população do espaço rural. A aproximação político filosófica da Agroecologia com a Educação do Campo acompanha a nova proposta de desenvolvimento rural com uma agricultura alternativa e sustentável e pela produção de conhecimento baseada na relação direta entre o conhecimento científico e o diálogo de saberes dos povos do campo; a problematização e valorização dos territórios garantindo os diferentes tempos e espaços de formação; a geração e disseminação de tecnologias adaptadas às realidades territoriais; e, um processo de ensino aprendizagem que dialogue com a realidade do campo, transformando-a. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral compreender o enfoque agroecológico da Educação do Campo na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, com a análise das notícias publicadas pela secretaria e a aplicabilidade da ferramenta de mineração de texto Sobek que permite a extração dos principais conceitos. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
dc.contributor.referee1 | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
dc.contributor.referee2 | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
enfoqueagroecologicoeducacao.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.