Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2703
Título: Educação financeira nas escolas: uma proposta de ensino
Título(s) alternativo(s): Financial education in schools: a teaching proposal
Autor(es): Primon, Sandro Marcio
Orientador(es): Ortega Junior, Rubens Robles
Palavras-chave: Educação financeira
Matemática financeira - Estudo e ensino (Ensino médio)
Finanças pessoais
Aprendizagem
Prática de ensino
Tecnologia educacional
Tecnologia - Aspectos sociais
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Financial literacy
Business mathematics -Study and teaching
Finance, Personal
Learning
Student teaching
Educational technology
Technology - Social aspects
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Data do documento: 3-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PRIMON, Sandro Marcio. Educação financeira nas escolas: uma proposta de ensino. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de Educação Financeira, com conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A abordagem está alinhada à Estratégia Nacional de Educação Financeira, às tecnologias educacionais e sociais desenvolvidas pela Associação de Educação Financeira do Brasil e às recentes discussões e definições da Base Nacional Comum Curricular, que reconhece definitivamente a Educação Financeira como tema relevante e que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. Parte desta sequência didática foi aplicada em um minicurso ministrado pelo autor para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, experiência cujos resultados também são relatados.
Abstract: This work presents a proposal for a didactic sequence for the teaching of Financial Education, with contents of Elementary and Secondary Education. The approach is aligned with the National Financial Education Strategy, the educational and social technologies developed by the Brazilian Financial Education Association and the recent discussions and definitions of the National Curricular Common Base, which definitively recognizes Financial Education as a relevant subject and that must be taught in Brazilian schools. Part of this didactic sequence was applied in a mini-course taught by the author to students of the 3rd year of High School, an experiment whose results are also reported.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2703
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Primon,Sandro Marcio_2017..pdf4,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.